segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Tapada do Chaves Branco 1996

Este post não é da minha Autoria; foi o amigo PadreFrancisco, enófilo atento, que ao ter descoberto um vinho raro, fez este texto, que tenho todo o prazer em postar aqui...



"Nós, os enófilos, vivemos intensamente a caça ao ... tesouro.

As coutadas onde caçamos os nossos tesouros encontram-se dentro de garrafeiras, hipermercados, mercearias, mesmo as de aldeia, adegas e restantes lugares de culto do vinho.

Nunca deixo a caçadeira em casa, não vá aparecer alguma peça a pedi-las.

Há dias parei à porta da mercearia onde a minha mulher costuma comprar uns bons legumes. Nem era para sair do carro, mas lá fui.

- Eia! Prateleiras com vinho? Deixa ver o que por aqui há, pensei eu. É do instinto, do treino e do aperfeiçoamento, nada a fazer! Coloquei-me em posição de ataque!

Deparo-me com uma garrafa de Tapada do Chaves Branco 1996, ao preço de...2,50 €. Inevitável (também há um bom vinho com este nome), tive de a trazer. O risco era muito reduzido e a adrenalina muita. Estavam reunidas todas as condições para poder ser um tesouro: Uma boa marca, branco com muitos anos (12) e a preço de... pechincha. Só faltava a prova para tirar as dúvidas e confirmar o tesouro...

Alguns dias depois, foi ao frigorífico tomar a temperatura adequada para acompanhar um peixe assado. Assim que foi aberto libertou um cheiro a “vinho do porto”, o que não augurava nada de bom.

Já me preparava para uma decantação para el cano. Alguns segundos depois, servi um pouco num copo e o vinho já tinha perdido aquele descritor e começava a mostrar todas as virtudes. Muita vida, frescura, vigor, mineralidade, complexidade e uma cor dourada de encantar, ao fim de ... uma dúzia de anos.

Um Tesouro..."








Sem comentários:

Enviar um comentário