segunda-feira, 31 de março de 2008

Uma Posta Mirandesa

Não é todos os dias que posso fazer grelhados no carvão. Este fim de semana tive essa oportunidade e para um belo braseiro nada melhor que uma posta; a peça tinha sido comprada em Vimioso e foi (acho que bem) grelhada, tendo-se no fim adicionado sal; até aqui nada de novo, nem mesmo a excelência da carne; os acompanhamentos foram umas batatas assadas com pele (a murro) e uns croquetes feitos assim: cozer um bocado da abóbora com grelos cortados finamente. Retirar quase toda a água da cozedura e ligar tudo com um bocado de farinha de milho; fazer umas "bolas" e fritar em azeite (não sei o que se passou com a máquina, mas não consegui fotografar, só se vê aquela bolinha laranja no prato); regar com um bom azeite. Para acompanhar escolhi um fantástico Cedro do Noval 2004, da Quinta do Noval, que achei uma maravilha (já bebi coisas bem mais caras que não agradaram tanto).






quarta-feira, 26 de março de 2008

Bola de Carne

Esta foi feita pelo meu pai e a receita é esta:

mais ou menos meio quilo de farinha de trigo, quatro ovos, cinquenta gramas de fermento de padeiro, sessenta gramas de manteiga, dois decilitros de leite e um decilitro de azeite (as quantidades podem variar em função da "mão" que amassa e do gosto pessoal); amassar e, no tabuleiro de ir ao forno deitar uma camada de massa, uma camada de carnes frias (presunto, salpicão, porco assado, frango assado, quanto maior fôr a variedade, melhor), outra camada de massa, outra de carnes, acabando com uma de massa; fica a levedar entre meia e uma hora e vai a forno quente (cerca de duzentos graus) até cozer (ir vigiando para não queimar).

Num lanche, acompanhou com este Herdade do Porto da Bouga Garrafeira 2004 (um belo Alentejano, com uma excelente relação qualidade/preço).



segunda-feira, 24 de março de 2008

Bacalhau no Forno

No tabuleiro juntei uns lombos de bacalhau, chalotas, tomate cherry, batatinhas novas, nabo, vinho branco e (muito) azeite; à parte cozi grelos e salteei com azeite e alho; acompanhou com um Dão Alvaro de Castro 2005.






quinta-feira, 20 de março de 2008

Tripas à Moda do Porto

Cozer as carnes (usei tripas, pernil de porco, peito de galinha, morcela e linguiça), cortar em pedaços, reservar a água da cozedura;
Num tacho, alourar cebola, juntar as carnes, água da cozedura das ditas e feijáo branco (faltou uma cenoura cozida e cortada em rodelas) e deixar apurar (não deitei nenhum tempero porque as morcelas que usei são bastante saborosas e tudo o que juntasse estaria a mais).
À parte, fazer um arroz branco solto.
Acompanhou com um Conde de Ervideira Reserva tinto 2000.




sexta-feira, 14 de março de 2008

Variação sobre a Quiche Lorraine

A receita reproduzida em baixo foi tirada das 100 mais famosas receitas do mundo e terá algum rigor. A verdade é que a quiche actualmente é uma espécie de rolls-royce do fast-food. A que quiche apresento foi feita sobre uma base de massa folhada, levou bacon, cogumelos de lata (não tinha cogumelos a sério em casa), queijo ralado e ovos batidos com natas (às vezes junto uma chalota em rodelas muito finas ou alho francês fatiado finamente). Nada de especial, mas como nem dá trabalho...






quinta-feira, 13 de março de 2008

Alheiras no Forno com Pimentos e Puré de Grão

Ofereceram-me umas belas alheiras feitas em Cabeceiras de Basto e decidi prepará-las assim:

No tabuleiro deitei um fio de azeite, as alheiras e tiras de pimento (verde, vermelho e amarelo) e deixei alourar as alheiras e confitar os pimentos (a cerca de 130º); à parte, esmaguei grão de bico até obter um puré macio (não adicionei absolutamente nada) e fiz um rolo com ele; tirei os pimentos do tabuleiro, juntei o "rolo" de grão e voltei a deitar os pimentos por cima. Deixei mais algum tempo (a 110º) para harmonizar sabores.






segunda-feira, 10 de março de 2008

Uma Francesinha Portuguesa

Confesso que gosto bastante de Francesinhas, mas é muito raro prepará-las em casa. Há algum tempo comi uma (não vou dizer onde...) que era francamente má; assim, e sem perder o espírito da receita, resolvi fazer em casa estas Francesinhas Portuguesas.

Grelhei um bife de vitela (daquela maravilhosa mirandesa) com umas salsichas frescas e linguiça, preparei o molho (não divulgo a minha receita pessoal, mas como se vê não fica com um ar deslavado - aqui discute-se a francesinha: cov). O queijo escolhido é de ovelha (com pouca cura) e o pão é de trás os montes.










domingo, 9 de março de 2008

Sopa Mulligatawny

Esta sopa foi tirada das 100 mais famosas receitas do Mundo e só posso dizer que é uma maravilha...






terça-feira, 4 de março de 2008

Mix no Forno acupido

Um jantar rápido (nem sei como lhe chamar)...

Num tabuleiro, fiz uma cama de cebolas às rodelas, deitei uma camada de batatas pré-fritas, uma alheira e uma farinheira desfeitas e uma camada de vitela picada; temperei com sal e pimenta e juntei umas sultanas; adicionei uma mistura de natas e béchamel e levei ao forno. Servi com uma salada de rúcola selvagem.
Fácil e rápido de fazer, para além de ficar muito saboroso.





sábado, 1 de março de 2008

Notas de um Jantar de Lampreia

Bem, vou começar pela sobremesa. Um simples creme de leite condensado com ovos (uma lata de leite condensado já cozido, três ovos, uns minutos de batedeira e frigorífico com ele).
Quanto às entradas, paio do lombo de Vila Flor, salmão escocês fumado, dois patés (pois e tal, assim não dá trabalho nenhum) e tomate cortado em cubos regado com um fio de azeite, oregãos, flor de sal e queijo de ovelha curado ralado que vai ao microondas (tinha que ser) a gratinar ligeiramente; com as entradas bebeu-se um belíssimo Domingos Soares Franco Colecção Privada Moscatel Roxo Rosé 2007 (pois, tem um nome comprido mas é uma maravilha).
A Lampreia foi comprada já arranjada e foi feita à moda do Minho de acordo com a receita da Cozinha Tradicional Portuguesa (não me apetece reproduzir a receita.
Ainda fiz um risotto com a marinada da Lampreia, mas para mim preferi saboreá-la apenas sobre uma fatia de pão de Carção (já tinha falado dele, é fantástico). Quanto ao vinho escolhido, não entrei naquela dos verdes tintos e arrisquei um PaPe 2002 do Prof. Álvaro de Castro, que ligou muitíssimo bem.