sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Feijoada de Mariscos | Quinta de Saes Reserva 2009

Uma simples e singela feijoada, feita com mariscos congelados, a saber: ameijoa, miolo de camarão e mexilhão. Deitei um fundo de azeite num tacho e juntei cebola picada e alho esmagado e deixei em lume médio até a cebola estar translucida. Juntei tomate bem maduro em cubos e fui mexendo até o tomate quase se desfazer. Juntei feijão branco cozido e um pouco de caldo de camarão (aquele que se obtem depois de cozer camarões e de se lhe juntar as cabeças esmagadas e as cascas) e deixei em lume brando. Descongelei os mariscos ao ar e quando o molho da feijoada estava espesso a gosto, juntei os mariscos. Um minuto depois, juntei uma generosa porção de coentros frescos, envolvi tudo, apaguei o lume e esperei uns dois minutos antes de servir. 


Para acompanhar este prato, escolhi um vinho branco do Dão, o Quinta de Saes Reserva 2009. Feito com 80% de Encruzado e o restante de Cercial, é um vinho distinto. "Delicado e fino no aroma", como disse João Paulo Martins no seu Guia de Vinhos de Portugal 2011. É um vinho de Álvaro de Castro, não é preciso dizer mais nada. Custa € 9,15 no ECI e mais que merece ser provado agora e daqui a algum tempo, já que tem tudo para evoluir em cave. 

4 comentários:

  1. Uma coisa que tenho curiosidade é saber como fica o sabor dessa feijoada de mariscos... acho que deve ficar com um sabor e cremosidade fantásticos. Preciso experimentar!
    Um abraço

    João Mario

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste casamento mar-terra... parabéns pela molho que ficou com a espessura e a cremos idade certas, o que nem sempre é fácil.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Permita-me uma crítica amigável. Não ao prato, claro, "sans reproche", mas ao "post". É o tipo de receitas que tenho registadas dos meus velhos tempos, como faziam as nossas avós: só os ingredientes e bases da confeção, porque se presumia que qualquer um sabia como traduzir a receita na prática. Muitos amigos, lamentavelmente, depois me telefonavam com perguntas elementares, quanto é disto e daquilo?

    Eu não alinho, e o Cupido também não, na moda de mais fotos que texto, que não adiantam nada, mas tive de me render à listagem exata dos ingredientes e suas quantidades.

    Confesso que, muitas vezes, tenho dificuldade em fazê-lo, porque cozinho de improviso e depois já não me lembro bem de quanto pus. Ou a embalagem com o peso da coisa já foi para o lixo.

    Já agora, porque acho criteriosas e de bom senso (preço/qualidade) as suas sugestões de vinhos, parece-me que nunca o vi referir um dos meus "must", os Monte D'Oiro branco e tinto, de José Bento dos Santos, a 6 € a garrafa. Provavelmente conhece. Difícil é encontrá-los!

    ResponderEliminar
  4. Caro JVC

    A questão das quantidades é muito pessoal e quase intransmissível e é mesmo o sentido do gosto que manda. Esta feijoada foi feita com uma proporção aproximadamente de 50/50 de mariscos e feijão, o que me parece algo exagerada, se levar em linha de conta que nem acompanhei com arroz...

    Quanto aos vinhos, como cerca de 99% dos vinhos apresentados aqui no blog são pagos por mim (exceptuando naturalmente as ofertas e as provas públicas, mas essas refiro sempre) e tenho que zelar pela minha "saúde" financeira, a escolha é mesmo de vinhos com boa a excelente relação qualidade/preço.

    Dos vinhos do Eng. Bento dos Santos que refere, aqui no Porto ainda não os vi à venda. Claro que se os encontrar, não me escaparão :)

    ResponderEliminar