quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Folhado de Farinheira e Ananás

Quarta feira é dia de Trilogia com a Ana e o Luís. E esta semana o tema é: agridoce. Escolhi um prato que conjuga o sabor da farinheira com o do ananás e que funciona muito bem como entrada ou mesmo como refeição ligeira (dependendo, naturalmente do tamanho do folhado).

Usei massa folhada de compra. Deixei-a ficar à temperatura ambiente enquanto liguei o forno a 210º C e desfiz uma farinheira de porco preto. Misturei a farinheira com ananás de lata esmagado com um garfo (numa proporção aproximada de 50/50) e juntei uma colher de sopa rasa de mel. Mexi bem até obter uma papa quase homogénea e fiz umas bolinhas que deitei por cima da massa folhada (uma embalagem dividida em quatro partes). Pincelei a massa com azeite e fechei. Meti os folhados no tabuleiro do forno, sobre papel vegetal, pincelei o cimo com azeite e levei ao forno até a massa alourar. 



Ao fim de cerca de 15 minutos, retirei do forno e deixei uns minutos a repousar, enquanto preparava o acompanhamento: mistura de chicória frisada, radichio e canónigos temperada com flor de sal e um fio de azeite.

4 comentários:

  1. Não depende só do tamanho do folhado mas também da fome dos que o comem...
    O recheio que se escapa na ultima foto ri-se para mim, à força toda, pois sabe que não lhe meto o dente.
    Parabéns a nós pela 50ª que saiu mesmo de ouro!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. realmente imaginação não te falta.. cada vez gosto mais destas trilogias!

    ResponderEliminar
  3. Essa combinação ficou-me aqui a "trabalhar", mesmo sem a ter sequer cheirado e um dia destes vai ter de ir a exame, oh se vai!

    ResponderEliminar
  4. E este recheio vai fazer parte do nosso jantar, embora sem massa folhada... como diria o Luís, vai a exame e sem demoras!!!
    Depois conto...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar