segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Arroz de Vitelão | Altano Reserva 207

Não sendo arrozeiro dos quatro costados, não digo que não a uma bela arrozada. E este arroz de vitelão estava excelente...

Deitei um fundo de azeite no tacho e selei uns cubos de vitelão nacional. Juntei cebola picada, alho picado, uma folha de louro, sal, um ar de pimenta preta e uma malagueta seca picada, bem como umas rodelas de chouriço. Deixei refogar uns minutos e juntei ervilhas e cenouras em pedaços; reguei com polpa de tomate e deixei uns minutos em lume médio. Cobri com vinho branco e quando levantou fervura, reduzi o lume para o mínimo e deixei a estufar durante quarenta e cinco minutos. Depois foi juntar arroz carolino do Mondego e água (o dobro do volume do arroz) e deixar dez minutos em lume brando até o arroz estar cozido. 


Para acompanhar, escolhi o Altano Reserva 2007. Este é um dos vinhos não fortificados da gama média da Symington, acima do Altano e ligeiramente abaixo do Pombal do Vesúvio e do Post-Scriptum by Chryseia em termos de preço (que ronda os dez Euros). Os topos são o Quinta do Vesúvio e o Chryseia.
Este vinho anda há anos a coleccionar excelentes pontuações e será uma escolha quase natural para muita gente (nesta gama de preços), já que é um vinho muito bem feito, daqueles que por muito que se quisesse dizer mal, dificilmente se consegue encontrar ponta por onde se lhe pegue. Tourigas Franca (55%) e Nacional (45%) a fazer um vinho de bela cor rubi média, com boa fruta madura, algumas notas químicas e com a madeira do estágio bem integrada. Está num excelente momento de prova e pode beber-se todo que colheitas mais recentes já estão no mercado e muito provavelmente ao mesmo nível no que à qualidade concerne.

1 comentário:

  1. Perguntava-te a que chamas vitelão nacional... Vaca???
    Ficou um belo de um arroz malandrinho, sem exageros como eu gosto... assim como gostei do corte sóbrio das cenouras.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar