domingo, 18 de dezembro de 2011

Creme de Chocolate com Café after HSP

Henrique Sá Pessoa é um grande cozinheiro. Não digo isto por ter ido alguma vez ao Alma, digo-o apenas pela forma inteligente e cativante como ele conduz o programa Ingrediente Secreto todos os domingos na 2, o que não é pouco. Para conseguir apresentar receitas tão simples e ao mesmo tempo tão assertivas, tem que se saber tratar (e muito bem) os ingredientes e as técnicas de cozinha por tu. É que, ao contrário do que muita gente pensa (ou pensa que pensa), cozinhar não é simples nem é para todos.
Lembro-me duma frase lapidar do saudoso Professor Fernando Távora que se aplica aqui que nem ginjas (e que transcrevo livremente sem grande rigor, vale a ideia): Da junção de coisas resultam compostos, misturas e outras coisas. Compostos para quem sabe compôr, misturas para quem apenas mistura e outras coisas para quem não sabe bem o que anda a fazer.
E Henrique Sá Pessoa é um compositor de sabores, mesmo num programa que se quer dirigido ao grande público e onde não há muito tempo para grandes elaborações, como o atesta a mousse de chocolate e café que apresentou no programa dedicado ao café e que eu aqui ensaiei à minha maneira.


150 g de chocolate de culinária (usei o Pantagruel, bom e barato)
100 g de açúcar (opcional e apenas para gulosos)
2 ovos
1 chávena de café
75 g de chocolate com cereais (usei o do Continente, também bom e barato)

Levei o chocolate a derreter no microondas, juntei o açúcar, o café e os ovos e bati durante dois minutos até ter uma pasta homogénea. Juntei o chocolate com cereais que cortei em pedaços pequenos e envolvi tudo. Levei ao frigorífico a refrescar por umas horas e servi :)

2 comentários:

  1. E mais nada... que quem fala e faz mousse/creme de chocolate assim não é gago...
    Beijinhos.
    Logo às 19 há mais...

    ResponderEliminar
  2. E eu lá estarei a ver, naturalmente :)

    beijinhos

    ResponderEliminar