quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Quanta Terra Grande Reserva 2007

O Quanta Terra Grande Reserva é o topo dos vinhos de Celso Pereira e Jorge Alves. Este 2007 estagiou em madeira (e inox?) até março de 2010, quando foi engarrafado. Feito maioritariamente com Touriga Nacional (65%), temperada com Tinta Barroca (18%) e Touriga Franca (15%) e um ar de Sousão (2%) está um tinto retinto e escuro, (bem) marcado pela madeira e com a fruta algo escondida. Notas de chocolate e algum vegetal completam este opulento vinho. É um vinho que pede comida por perto e que está ainda a crescer, pelo que compensará dar-lhe algum tempo. Um dos topos do Douro com um preço cordato (cerca de € 18,00). Grande vinho. 

Acompanhei-o com pernil de porco assado no forno com a sua pele. Barrei o pernil com uma mistura de azeite, massa de pimentão, alho, sal e pimenta, borrifei com vinho branco e levei ao forno a 180º C, acompanhado de batatas descascadas e abertas ao meio.

1 comentário:

  1. É verdade que não percebo nada de vinhos (também ninguém percebe de tudo na vida)... mas gosto de rótulos bonitos e significativos como é o caso deste.
    Pernil no forno não é meu costume fazer mas quem sabe me inspiro neste todo tostadinho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar