quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bolo de Iogurte

Nesta 64ª trilogia com a Ana e o Luís, o tema é o iogurte. Não é ingrediente que tenha grande expressão na nossa cozinha, embora as possibilidades sejam mais que muitas. Quando estava a pensar o que fazer com este ingrediente, pareceu-me que seria interessante apresentar uma variante ao clássico mais que clássico bolo de iogurte, mantendo o sabor suave e acre do iogurte, mas acrescentando-lhe uma textura apudinada que o torna excelente para terminar uma refeição em beleza...  


E já que se fala de bolo de iogurte, a receita terá que ter como medida o copo do iogurte, coisa parva, já que todos os ingredientes ficam agarrados ao copo, mas pronto...

1 copo de iogurte natural
2 copos de açúcar
1/2 copo de manteiga
3 ovos
1/2 copo de farinha sem fermento

Deita-se o açúcar numa bacia e incorpora-se a manteiga com as mãos até obter uma pasta homogénea. Juntam-se os ovos, um a um, mexendo sempre. Junta-se o iogurte e envolve-se. Deita-se a farinha numa peneira e vai-se peneirando para a mistura e envolvendo com a colher de pau.
Pré-aquece-se o forno a 180º C e unta-se uma forma de bolo inglês com manteiga. Polvilha-se com farinha e deita-se-lhe a massa do bolo. Vai a cozer na forma coberta com filme metálico durante trinta e cinco minutos. Desenforma-se e cobre-se com icing sugar.  


3 comentários:

  1. Os teus bolos têm sempre uma cara de pudim guloso que deixa o pessoal a babar...
    Experimenta lavar e secar o copo de iogurte para acabares com «a coisa parva».
    Portámos bem outra vez!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de lavar o copo ou ter um de reserva é bom para quem faz bolos de iogurte uma vez por semana, o que não é propriamente coisa que me assista :)

      Mas portámos bem, sim senhora... Windos, nós 3! E que venha a próxima, a do ingrediente coisamáilinda do mundo.

      Eliminar
  2. Do chocolate à tangerina, ao iogurte e outros mais, parece-me que descobriste um método base bem jeitoso para esses "bolos" húmidos e bons e que têm a suprema vantagem de não ter de se passar pelo stress se cresce, se não cresce, se vai abaixo, etc.: ficam sempre 5*****, os maganos.
    E a próxima é mesmo ingrediente "coisamailinda", comidinha, cagadinha.... ai :-)

    ResponderEliminar