sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá | Morgado de Santa Catherina Reserva 2009

Esta é uma das grandes receitas do nosso rico receituário tradicional, apesar de ser uma receita de autor, de José Luís Gomes de Sá. Deixo a receita, transcrita livremente do CTP de Maria de Lourdes Modesto (pag. 14) e que é a mesma que, com maior ou menor dose de adaptação, anda por essa blogosfera:

Para 4 pessoas:

500g de bacalhau
500g de batatas
1,5dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
azeitonas pretas
5 dl de leite
sal
pimenta

Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e abafa-se o recipiente com um cobertor e deixa-se ficar assim durante vinte minutos.
Depois escorre-se o bacalhau, retiram-se as peles e as espinhas e desfaz-se em lascas. Põem-se estas num recipientefundo, cobrem-se com leite bem quente e deixam-se ficar de infusão uma hora e meia a três horas.
Entretanto cortam-se as cebolas e o dente de alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente com o azeite. Juntam-se as batatas, que se cozeram com a pele, se pelaram e se cortaram às rodelas. Junta-se ainda o bacalhau escorrido. Mexe-se tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro e leva-se a forno bem quente durante dez minutos.
Serve-se no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeita-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Muito proxima nos ingredientes, mas com a particularidade dispensar o abafanço do bacalhau com um cobertor e de levar os ovos cozidos ao forno, é esta que Virgilio Gomes apresenta aqui e que tem informação acrescida sobre a receita.  


A minha segue no essêncial as indicações de MLM (tirando o abafanço do bacalhau, já que me limitei a escalfar uma posta alta do bicho e logo que esta atingiu uma temperatura que permitia lascar facilmente, nomeadamente próximo da espinha, retirei-a da água), que nestas coisas sérias, bem feitas e acima de tudo, mais que testadas, não vale a pena inventar.


Para fazer companhia a este prato escolhi o Morgado de Santa Catherina Reserva 2009, um dos mais distintos Arintos de Bucelas. Fino e elegante, mas com estrutura para aguentar o peso do prato, esteve muito bem. Por cerca de oito euros, é de prova obrigatória quando sai e merece que se guardem umas garrafas para ver a sua (boa) evolução.

2 comentários:

  1. Sempre muito bom ver bacalhau assim tão bem tratado... gostei!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. um bacalhau 5 estrelas com um acompanhante de alto gabarito.
    acho que também não teria paciência para a parte do "abafanço" do bacalhau.

    ResponderEliminar