quinta-feira, 5 de julho de 2012

Variação sobre as Gambas al Ajillo

Sobre a receita das gambas al ajillo, deixo o link para este post do Avental que explica bem como se fazem. Também vi recentemente o chef (que raio de palavra) Henrique Sá Pessoa fazer umas bem interessantes (aqui). No entanto, a minha receita foi feita a partir destes deliciosos camarões da Ana, com as devidas adaptações. Descasquei uns camarões 30/40, deixando as cabeças. Fiz uma incisão nas costas dos camarões, para lhes retirar a tripa, mas estavam limpos, a denunciar que os camarões eram de aquacultura e que devem passar algum tempo sem comer antes de serem apanhados. Adiante. Temperei-os com um pouco de flor de sal e pimenta preta do almofariz.   


Deitei azeite numa frigideira e juntei-lhe três malaguetas secas partidas em pedaços. Quando o azeite estava bem quente, juntei os camarões e dois dentes de alho esmagados. Fritei rapidamente, retirei do lume e servi polvilhado com coentros grosseiramente picados.


Simples de fazer e muito delicioso.


Para acompanhar prescindi da mandatória cerveja e experimentei o Quinta de Porrais branco 2011, um vinho branco do Douro feito pelo Francisco Olazabal (Vale Meão, Vallado). Um branco fresco e vivo, com boa acidez, sem dúvida, uma das melhores propostas ao preço (a rondar os 5 €). Gostei muito.


5 comentários:

  1. Até parecem os meus (com as devidas adaptações! lol).
    Fico feliz por teres gostado! Eu também gostaria, de certeza!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. adoro camarão e esta receita parece-me excelente!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a receita mas uma coisa intrigou-me: Onde encontro este vinho?

    ResponderEliminar
  4. Boa variação do clássico ajillo, aqui a cortar precisamente na tradicional abundância dos sobreditos dentes mas a fazer por certo algo muito meritório e a que eu daria companhia bem mais loura e plebeia, mas isso é outra conversa que não é para aqui chamada.

    ResponderEliminar
  5. o vinho está à venda no Jumbo e Pão d´Açucar, por exemplo.

    ResponderEliminar