segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Polvo de Petisco | Campolargo Rosé 2011

Chamei "de petisco" a este polvo porque cruza uma das minhas preparações preferidas do octópode, o polvo galego feito à moda das rias baixas, com outra, feita com camarões, as chamadas gambas al ajillo

Comecei por cozer um polvo galego pequeno e congelado. Depois cortei-o em pedaços e reservei. Deitei um bom fundo de azeite numa frigideira, juntei uns dentes de alho esmagados, pimenta preta esmagada no almofariz, um pouco de pimentão doce (pouco mesmo) e uma malagueta seca partida com os dedos. Deixei o azeite aquecer e juntei o polvo devidamente escorrido. Ficou uns cinco minutos em lume médio até harmonizar sabores. Juntei salsa picada, envolvi e servi, com bom pão.


O resultado final foi francamente bom. Achei que o Rosé Campolargo 2011, feito com Pinot Noir iria ligar bem. E ligou. O vinho tem boas notas de fruta vermelha, boa acidez, alguma secura e acima de tudo um belo grau alcoólico para esta canícula de inicio de setembro (11,5º), quando o termómetro do carro marcava 29º C às seis da tarde. Acompanhou bem o prato. Pena é que o conjunto garrafa/rótulo seja tão pouco apelativo, a fazer lembrar vinhos muito baratos. É que este custou seis euros, mas apenas porque saiu na ultima RV, o que significa que terá um preço a rondar os dez euros. 


4 comentários:

  1. Cruzamento ou não cruzamento, tem é um excelente aspeto...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Até fui comprar um polvo, assim pró pequenito e congelado, para fazer de cópia...lol!!!!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Que beleza de octocriação!
    Entrada directa para a lista de clássicos :-)

    ResponderEliminar
  4. Delicioso este prato! E bem acompanhado com um bom vinho, fica espetacular!!!Abraços

    ResponderEliminar