quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Carne de Porco com Cominhos


Nesta trilogia número 103, propus cominhos à Ana e ao Luís, mesmo sabendo que não seria tema que os pusesse a salivar. Utilizados em muitos pratos do receituário popular, como as papas de sarrabulho, para mim brilham quando feitos desta forma simples:



Deixei uns rojões da perna do porco a marinar em alho e vinho branco de um dia para o outro. Deitei os rojões num tabuleiro de grés, juntamente com batatas novas pequeninas. Temperei com sal e um pouco de pimenta, juntei o liquido da marinada, um bom fio de azeite e polvilhei com cominhos moídos. Levei ao forno pré-aquecido a 170º C e ao fim de quarenta e cinco minutos virei a carne e as batatas. Deixei reduzir o molho e esperei até a carne e as batatas dourarem do outro lado. Servi com grelos cozidos salteados em azeite e alho. 


Acompanhei este prato com um belo vinho do Douro, o Quinta da Covada Reserva 2010, do João Lopes Pinto. Jovem e pujante nas suas notas de fruta bem madura, com a madeira bem trabalhada, já é uma referencia da região, embora vá apenas no quarto ano de produção. O preço (a rondar os quinze euros) é mais que justo, dada a qualidade do vinho. Sou fã :) 


2 comentários:

  1. E não puseste a salivar, mas obrigaste a provar sem ser em morcelas...e tenho de confessar que até gostei.
    E aqui para nós saiu mais uma bela trilogia... a carninha de porco no forno e a tagine de bacalhau estão dois mimos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Por mim até fiquei fã e tenho estado a experimentá-los noutras coisas e a aprender.
    Por exemplo, são enormes as diferenças de sabor que se obtêm conforme se usa em pó, em grão ou (e essa foi a grande descoberta)tostando os grãos numa frigideira a seco, até libertarem odor e depois reduzir a pó no almofariz.
    Trilogia de categoria, esta!

    ResponderEliminar