sábado, 23 de fevereiro de 2013

Estufado de Rabo de Boi | Bons Ares 2007


O rabo de boi é uma peça deliciosa que se presta a muitas preparações, da sopa do dito ao Culombo de Luís Baena, mas que brilha quando longamente estufada em vinho tinto, como esta.


Comprei um bocado de rabo de boi já arranjado que lavei e sequei com papel de cozinha enquanto meti um fundo de azeite num tacho de fundo grosso. Juntei uma cebola cortada em meias luas finas, dois dentes de alho esmagados, uma folha de louro, um pouco de mistura de pimentas moídas, uma malagueta seca partida e um ar de cominhos e levei a lume esperto até a cebola começar a amolecer. Juntei então um nabo e uma cenoura em paralelepípedos grosseiros, umas rodelas de chouriço de porco preto e os pedaços do rabo. Fui envolvendo até selar a carne, cobri com vinho tinto e quando levantou fervura, baixei para o mínimo. Deixei estufar em lume muito brando durante quase três horas (o tempo dependerá naturalmente da peça que deverá ficar bem macia e com a carne a soltar-se do osso, mas sem se desfazer numa papa). Servi com batatas cozidas com a pele que foram grosseiramente partidas e descascadas e que foram a saltear em azeite com um dente de alho. 


O vinho que escolhi para acompanhar é um clássico duriense da Ramos Pinto. Bons Ares 2007 que já se chamou Quinta dos Bons Ares e que é feito na quinta do mesmo nome. É feito com Touriga Nacional, Touriga Franca e Cabernet Sauvignon e estagia seis meses em madeira. É tradicionalmente um vinho que precisa de tempo, sempre mais de cinco anos para dar boa prova. Este, quase sete anos depois da colheita, ainda está jovem, mas dá prazer a beber. A associação das tourigas ao cabernet resulta num vinho com alguma complexidade e frescura, amigo da mesa e que gosta de uns anos em cave para melhor se mostrar. Pode ter perdido o protagonismo que tinha nos anos 90 do século passado, mas continua a ser um valor seguro, ao preço (cerca de dez euros).

2 comentários:

  1. Só comi rabo de boi uma vez, em casa de uma amiga, e gostei sim senhor... Não era muito diferente do que nos trazes, tinha mais molho e hortelã. Um dia faço...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Bons Ares... Excelente. Para conhecedores apenas.
    Já não bebo há muito tempo... Vou procurar.

    ResponderEliminar