quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tarte de Laranja e Chocolate




Trilogia número 119 sob a batuta da Ana e com a tarte como tema. A minha foi desenhada na hora e procurou encontrar algum equilíbrio entre a untuosidade do chocolate, a frescura da laranja e o crocante da massa folhada. Desenrolei uma base de massa folhada e meti-a numa tarteira até ficar à temperatura ambiente. Entretanto bati quatro ovos com cerca de 100 gramas de açúcar a que juntei a raspa e o sumo duma laranja. Verti o preparado sobre a massa folhada e levei ao forno pré-aquecido a 210º C durante dez minutos, até a massa folhar e o preparado de laranja dourar. Deixei ficar com o forno desligado, até o creme de laranja cozer. Para a cobertura, utilizei 100 gramas de chocolate (Lindt, com 70% de cacau) e cerca de 150 ml de natas. Levei as natas e o chocolate a derreter em lume muito brando e envolvi até obter um creme. Deitei o creme de chocolate por cima da tarte e deixei arrefecer.    


Um jogo de sabores e texturas muito agradável e que me deixou com vontade de repetir a experiência :)



4 comentários:

  1. Pois a mim deixou vontade de «roubar» uma fationa para acompanhar o meu cafézito solitário...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Adorei e laranja e chocolate são tão bem juntos.
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar
  3. Nesta associação clássica laranja/chocolate, claro que, como de costume, não me entusiasmei por aí além com a parte chocolate, apesar do amargoso sedutor (ainda bem que não levou açúcar!), mas fiquei de olho na camada de laranja aprisionada no ovo, numa singeleza que me deixou a pensar...

    ResponderEliminar
  4. Não sendo especial fã de tartes, confesso que esta me aguçou o apetite...

    ResponderEliminar