domingo, 12 de janeiro de 2014

Arroz de Pescada e Camarão

Gosto muito da ligação da pescada com o camarão, seja na versão estufada como a que relatei aqui, seja numa arrozada. Começa-se por cozer camarão e pescada (qualidade e quantidade a gosto). Retiram-se as cascas e as cabeças aos camarões, esmagam-se as cabeças e deitam-se na água da cozedura. Limpa-se a pescada de peles e espinhas e deitam-se as ditas na mesma água da cozedura. Deixa-se em lume brando até reduzir o caldo e ganhar sabores (cerca de meia hora). Reservam-se os camarões, depois de devidamente limpos da tripa e a carne da pescada, partida em pedaços.

Pica-se uma cebola e dois dentes de alho e levam-se a refogar num tacho com um fundo de azeite. Tempera-se com sal e pimenta e quando a cebola ficar translucida, adiciona-se polpa de tomate a gosto (mais ou menos uma colher de sopa por pessoa. Refresca-se com um pouco de vinho branco e deixa-se em lume brando durante cerca de dez a quinze minutos. Adiciona-se então o arroz (carolino, uma chávena de café por pessoa) e o caldo de cozedura do peixe e do marisco (mais ou menos o triplo do volume de arroz). Deixa-se cozer durante doze minutos e junta-se o peixe e marisco reservados e um raminho de salsa picada. Envolve-se e serve-se.  


Este arroz fez muito boa companhia ao Quinta das Bágeiras Garrafeira branco de 2011, um dos meus vinhos brancos preferidos, como já tinha dado nota aqui. Está em grande forma e assim continuará durante muitos anos. Grande vinho!


3 comentários:

  1. Navegando pelas papas laberças... encontrei este belíssimo blog, onde as receitas e sugestões são excelentes e a nossa língua é tratada no rigor que eu tanto aprecio!
    Ainda não o explorei... mas vou lá chegar, com tempo. Não poderei perder pitada!
    Convido-o a seguir o meu blog, que, apesar de ter muitas coisas de mulheres... tem algumas receitas.
    Se o fizer, será o meu 500º. seguidor!
    Um abraço
    Teresinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo simpático comentário. Já sou o seu seguidor número 500 :)

      Eliminar
  2. Vou fazer para o meu jantar, trocando a pescada por espada preto...
    Beijo.

    ResponderEliminar