domingo, 27 de setembro de 2015

Reguengos Garrafeira dos Sócios 2011 | Lombinho de Vitela



 
Um clássico alentejano que tem passado ao lado aqui no blog. Teve a sua primeira edição em 1982 e desde então foi consolidando o seu lugar como um dos vinhos de referência da região.

 
Nesta edição, foi feito com 40% de Alicante Bouschet, 30% de Trincadeira e outro tanto de Touriga Nacional, está muito novo, quatro anos após a vindima, a denotar que daqui a uns cinco a seis anos estará no seu auge, mas já se bebe com evidente prazer.
 
Surge com elegantes notas da madeira do estágio (tosta e leve baunilha), outras balsâmicas, notas especiadas e alguma fruta fresca (nada de compotas docinhas). Está com os taninos domados e apesar dos robustos 14,5º de álcool, basta ter algum cuidado em não o servir quente para ele se mostrar. Aliás, recomenda-se que seja servido entre os 16 a 18º C.
Servi o vinho a cerca de 15º C num bom copo e pareceu-me bem. Tem um PVP recomendado de € 17,99, mais que justo face à qualidade do vinho e à sua expectável evolução. Notável o trabalho do Enólogo Rui Veladas. A combinação das castas é muito bem feita, sem que nenhuma sobressaia, dando ao vinho um equilíbrio notável.
 
Para mariadar o vinho, escolhi um prato do norte. Lombinho de vitela de Vimioso com crocante de presunto, molho de espumante e vinagre de vinho do porto, batatas a murro e salada de favas.

 
As batatas, pequenas e novas, foram a assar na cloche com um pouco de sal, durante meia hora e depois levaram o chamado murro e foram servidas com azeite do bom (o Romeu) e alho picado.
 
As favas foram fervidas depois de serem apanhadas e foram congeladas. Deixei-as descongelar e tirei-lhes a casca. Laminei meia cebola, juntei-a às favas e temperei com flor de sal, umas gotas de vinagre branco Oliveira Ramos e azeite Romeu. Adicionei um pouco de salsa picada e folhas de alho e envolvi tudo até ficar quase uma pasta.
 
Já o naco de lombinho de vitela foi feito assim:
 
Deitei um fio de azeite numa frigideira e quando este estava bem quente, adicionei duas finas fatias de bom presunto. Logo que o presunto ficou crocante (depois de o virar duas ou três vezes) reservei-o, adicionei mais um pouco de azeite e selei o lombinho por todos os lados, e temperei-o com pouco sal e mistura de pimentas. Ficou cerca de dois minutos na frigideira, tempo suficiente para dourar por fora e ficar bem rosado por dentro, mas sem deitar sangue.
Retirei o lombinho da frigideira, adicionei um dente de alho esmagado e picado e deixei o alho aromatizar o molho, mas sem o deixar queimar. Refresquei o molho com um pouco de espumante e umas gotas de vinagre de vinho do Porto. Deixei o molho reduzir um pouco, empratei e servi.
 
 

 
Bela ligação :)

(Vinho enviado pelo Produtor)
 

1 comentário:

  1. Já tinha saudades de um bom post de garfo como este...
    Para mim está demasiado pink, mas sei quem gostaria de lhe meter o dente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar