sábado, 9 de fevereiro de 2008

Butelo com Feijocas e Grelos

O Butelo, ou chouriço de "ossos", é uma especialidade transmontana, na qual entram pedaços de entrecosto com o osso e as cartilagens (ver Cozinha Tradicional Portuguesa, da Maria de Lourdes Modesto). Normalmente acompanham com cascas, que são as feijocas com a casca. Como não consegui arranjar, comprei feijocas já cozidas e acompanhei com grelos. Tenho que confessar que este chouriço é uma maravilha...

Para acompanhar, escolhi um Quinta do Moínho, do Engº Luís Pato, de 1998, ainda em excelente forma (acho que mais dez anos não lhe farão grande mossa), com 13,5º de álcool, um Baga magnífíco. No contra rótulo:

Duma vinha sita em São Lourenço do Bairro, onde plantei 28.000 videiras da casta BAGA foram criadas 11.500 garrafas de 750 ml e 100 garrafas de 150 ml durante a colheita de 1998.

Criado e engarrafado por Luís Pato. Anadia, Portugal









2 comentários:

  1. Este butelo não me é completamente desconhecido, mas não fazia ideia que era feito também com ossos e cartilagens...
    Vou pesquisar sobre o dito cujo no livro da Maria de Lurdes Modesto.
    Aposto que veio da feira de Vinhais, não?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Bem cupido este cantinho é para me roer de inveja(sorrisos)estou a tratar dos meus azedos para o jantar.E agora chego aqui e vejo outra delicia,ai assim não dá,é que sou doida por enchidos,e depois o médico dá-me na cabeça por causa do colesterol.Estes butelos já comi mas naturais,e não sabia que tinha este nome(santa ignorancia)bem como sempre está demais.Hã amanha coloco as fotos dos azedos,e também do vinho que o marido vai beber(sorrisos)beijinhos doces

    ResponderEliminar