sábado, 14 de junho de 2008

Uma Massada de Safio

O Safio é um peixe de que gosto particularmente (apesar dequelas malditas espinhas...), não o dispensando numa caldeirada. Já numa massada, gosto muito de fazer com cherne ou tamboril; experimentei fazer uma massado com o safio; ficou a estufar em fogo muito baixo numa mistura de cebola, alho, azeite, polpa de tomate (muita...), pimentão doce, sal, pimenta preta, pimento amarelo e vinho branco (foi feito com o Quinta do Sobral encruzado 2006 que depois servi a acompanhar); quando estava quase cozido, juntei a massa, rectifiquei os temperos e adicionei um pouco de água a ferver. Quando a massa estava al dente, juntei salsa e servi com o vinho atrás referido.
Nota: é uma regra interessante a que refere que quando se cozinha com vinho, deve-se servir a comida com esse vinho ou pelo menos com um de perfil próximo. Aqui resultou em pleno...






5 comentários:

  1. Bem, Cupido, conseguiste deixar-me arrepiada só de olhar para estas fotos de postinhas bem fechadas de safio...
    Concordo que uma boa caldeirada tem de ter um bocadito de safio (compro sempre uma posta da zona da barriga, por causa das malditas...) mas as espinhas deste peixito, conseguem arreliar-me mesmo.
    Esta massada com tamboril ou cherne deve ser maravilhosa...
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Andei fazendo um tour por todo blog e gostei do que ví.
    Aprecio muito esta combinação de gastronômica com ambientes, pessoas e descontração. Um resumos do que é de mais significante na vida do ser humano. Quem sabe apreciar estes detalhes da vida, vive em plenitude.
    És um homem agraciado.
    Bjinhos aqui do Brasil e sucessos na cozinha!

    ResponderEliminar
  3. Massada é bom, mas se o peixe tiver muitas "malditas" perco o apetite por completo :(
    Sabia que, para cozinhar, é importante ser um vinho bom, mas não sabia que deve acompanhar o prato ;)

    ResponderEliminar
  4. anna, realmente as espinhas chateam um bocadinho, mas o peixe é suficientemente bom para eu as aguentar. Irrita muito mais apanhar uma espinha num bolinho de bacalhau.

    denisa, bem vinda a este canto e muito obrigado.

    ameixa, eu só as suporto porque sei que estão lá; quanto a dever acompanhar o prato, depende. Por exemplo, numa chanfana, deve usar-se um bom vinho de baga da zona da Bairrada, mas, se para este prato, posso acompanhar com vinhos que podem custar até 55 Euros (como o Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2003), obviamente que não me passaria pela cabeça usar um destes na confecção do prato, mas também não me passaria pela cabeça usar um Vinho do Alentejo, daqueles muito alcoolicos, muito gulosos, muito extraídos; ficaria por um baga com uma boa relação qualidade preço.

    ResponderEliminar
  5. gosto imenso de massada de peixe, mas, pela quantidade de espinhas que este peixinho tem não sei se teria a audia de fazer... mas que tá com um óptimo aspecto lá isso esta!!!!

    bjks

    ResponderEliminar