terça-feira, 16 de setembro de 2008

Desafio - Sachertorte

Há algum tempo tinha postado aqui a receita daquele que é provavelmente o mais famoso bolo de chocolate do mundo - a Sachertorte, do Hotel Sacher, em Viena.

Entretanto, a Isabel desafiou-me para fazermos e postarmos uma Sachertorte ao mesmo tempo... Claro que aceitei o desafio com todo o gosto; trocámos receitas, opiniões e avançámos.

Confesso que não gosto de seguir receitas, mas apreender o que me parece essencial nas mesmas e arriscar. Fiz assim:

Juntei cerca de 120 g de manteiga com açucar suficiente para formar um creme e bati bem; entretanto deixei cerca de 180 g de chocolate a derreter em banho-maria, separei as gemas e claras de 6 ovos e ralei cerca de 100 g de amêndoas.
Juntei o chocolate derretido à massa de açúcar e manteiga e bati as claras com um pouco de baunilha. Quando estavam quase em castelo, fui adicionando a amêndoa e um pouco de farinha. Levei ao forno a cerca de 170º C em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Quando estava cozido (ao fim de cerca de meia hora) retirei e deixei a amornar. Entretanto, levei mais cerca de 220 g de chocolate e um pacote de natas a lume brando, mexendo sempre; quando ganhou a consistencia de um creme desliguei o lume. Ao mesmo tempo, noutro tacho, aqueci cerca de 200 g de doce de alperce, mexendo sempre. Desenformei o bolo e juntei o doce deixando embeber bem. Juntei o creme de chocolate, sem me preocupar em alisar. Levei ao frigorífico...
Vai ser servida hoje ao lanche e comentada em novo post.








10 comentários:

  1. Cupido está fantástico!!!Vou ter que fazer outro comentário para a nossa Isabel.Um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  2. está divinal!!!
    dava tudo por uma fatia agora ao lanche...

    ResponderEliminar
  3. natércia, obrigado. O bolo da Isabel foi feito seguindo a receita à risca. Eu, como disse, inventei um bocado. O dela ficou com um aspecto muito requintado.
    risonha, marchou agora ao lanche (com os colegas de trabalho). Só posso dizer que toda a gente adorou...

    ResponderEliminar
  4. Para mim as duas tortas agradaram bastante. Parabéns pela criatividade em cima de uma receita já conhecida.

    ResponderEliminar
  5. Cupido fintaste-me:))))Mas acredito mesmo que tenham adorado.Para a próxima vez que fizeres essa cobertura.Coloca numa tigela de pirex o chocolate e natas e levas ao micro-ondas 3 minutos na têmperatura mais alta é só mexer e já está.Beijinhos e um muito obrigada

    ResponderEliminar
  6. Cupido este desafio foi uma prova de que se pode fazer a mesma receita com gostos diferentes:)))Parabens pela criatividade aos dois!! Para mim ambas estão Maravilhosas,só tenho pena de não ter provado dos dois bolinhos,mas pelo aspecto de certeza que ambos estão deliciosos(e já comidos)...

    Bjinhos
    Janeca

    ResponderEliminar
  7. Bem, acompanhei este desafio e devo dizer que achei uma ideia bastante divertida (principalmente porque depois calhou-me a mim a "obrigação" de provar o doce). Quando a minha mãe (sim, sou o provador oficial da Isabel ;) ) me pediu para digitalizar a receita contando-me o que estavam a fazer, deixou-me espectante, uma vez que o bolo tem a sua história assim como um aspecto divinal. No entanto, após provar o bolo (que digo já que é muito bom mesmo), senti-me um pouco “enganado” pela sua fama. Para um bolo tão requintado, tão galardoado por assim dizer, não o achei própriamente único. Achei que se tornou num daqueles mitos, gabados por muita gente, mas que se formos a ver é maior o aparato (tanto rigor na concepção) que realmente o conteúdo (que apesar de ser delicioso, não me surpreendeu). Devo dizer que a minha mãe faz doces, para não falar de bolos de chocolate, bastante melhores que o bolo em questão. Se calhar ainda a convenço a exportar os doces =)


    Muito me ri hoje com a minha mãe ao ver o teu bolo (espero que possa tratar-te por tu, pois apesar de mais novo penso que o meio em que nos encontramos a comunicar, o blog, é algo bastante informal como que se de um cantinho mais caseiro se tratasse). A minha mãe fez o bolo 2x (sendo que da primeira não saíu como esperado), teve uma trabalheira tremenda a comprar os ingredientes, a seguir a receita à risca, a tentar conseguir aquele requinte todo envolto no bolo… E depois tu acabas por seguir um caminho totalmente oposto, baseando-te na receita para com uns toques teus transformares o bolo. No entanto, digo já, apesar de ter adorado o bolo da minha mãe penso que a cobertura do teu ficou fantástica, pois sou da opinião que chocolate nunca é de mais, e simplesmente adoro bolos cobertos de chocolate.
    Parabéns!

    Ah, agradeço também as receitas. As tuas receitas são muito apreciadas cá por casa, pois cada vez que a minha mãe faz uma, indica-a como sendo uma receita do Cupido! Gosto especialmente daquele entrecosto assado com a gordura da própria carne. Das receitas mais pedidas ca em casa, no que toca a carnes assadas, desde que a minha mãe fez a tua.

    Acho que já me alonguei demasiado. Mais uma vez parabéns e continuem com os desafios, que eu cá agradeço! =)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. nem sei qual o melhor !
    mas de certeza que qualquer um ia, e sem me esforçar, lol
    parabéns aos 2 !
    bjka

    ResponderEliminar
  9. Se saiu muito bem. Ficou boa de ver, mas queria mesmo comer.

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Luciana, obrigado;

    Isabel, não foi bem uma finta. Penso que foi uma forma de provarmos a nós todos que uma "receita" não tem que se basear em rigorosos gramas ou segundos de preparação. Confesso que quando vou para a cozinha aproveito para me divertir, embora aprenda em geral com as coisas que faço;

    Janeca, o bolo é mesmo muito bom;

    Mauro, esta "coisa" do mais fama que proveito é em geral verdadeira. Eu sinto isso ás vezes com vinhos de que se fala, fala e fala e que são estratosfericamente caros e que quando os provo consigo fazer analogias com coisas qua ás vezes custam um décimo do preço. Relativamente a este bolo, confesso que da próxima vez que o fizer vou usar compota de laranja amarga; parece-me que ligará melhor com o chocolate.
    Já agora, deixa-me dizer-te que és um felizardo, porque a tua mãe deve cozinhar mesmo muito bem. A prova disso (se é que há algo a provar) é o rigor com que ela seguiu a receita e que deu ao bolo aquele ar aristocrático.

    Missy, Odete, foi uma experiência muito interessante e sem dúvida a repetir.

    ResponderEliminar