sábado, 13 de dezembro de 2008

Luís Pato Vinhas Velhas 1998















Estava prometido há algum tempo e até já se estava quase a perder a oportunidade.

Trata-se do Vinho Luís Pato Vinhas Velhas 1998, feito pelo “Mister Baga”, Luís Pato, mestre a trabalhar esta casta na região da Bairrada, a quem agradeço o momento de degustação.

É preciso ser paciente para poder desfrutar de tudo o que um vinho nos pode dar, dizem os grandes críticos e enófilos. E dizem-no com razão, pela experiência que tenho tido.

Não esperem dez longos anos por qualquer vinho, porque isso só é “rentável” com vinhos de classe superior e feitos para durar. De igual modo, é também pecado capital (em sentido estrito) beber um destes vinhos em novo. Ele tem tanto para evoluir positivamente. É pena que muitos apreciadores não saibam ainda como é um destes vinhos quando bebido “tardiamente”, como diz Luís Ramos Lopes na última (talvez penúltima já) Revista de Vinhos.

Por muito equilibrado e “bebível” quando apresentado ao mercado, nenhum vinho me pode dar o mesmo prazer em novo que quando bebido em “velho”. Troco facilmente alguma fruta pela elegante complexidade do vinho com alguns anos (lema de padrefrancisco. Lol.).


Suportado por uma bela acidez, apesar da idade, como quem cresce saudavelmente, taninos bem presentes, mas redondos e suaves, de grande complexidade, disse-me baixinho, em segredo e ao ouvido, que estava para durar mais uns quantos anos. Não chegou a dizer-me quantos porque a garrafa acabou entretanto, mas muitos, certamente, a julgar pelo enorme esplendor que revelou

1 comentário:

  1. bem, caríssimo amigo, tenho que te dizer que esse vinho deve estar tudo menos mau. No outro dia falei com o Eng. Lewis Duck e ele só fez "mea culpa" em relação ao 92 (mesmo assim ainda vou comprar uma para defazer dúvidas...). Em relação a tudo o que o Mago já produziu, que se pode dizer? Que faz vinhos de classe mundial com baga? Alguém tinha dúvidas? Aproveito, nesta véspera de passagem de Ano, para sugerir os espumantes Baga e Maria Gomes (penso que o touriga deve ser ainda difícil de encontrar...). é que ao preço que são vendidos e com a consistente qualidade que apresentam, vale a pena gastar mais? Em síntese, penso que para celebrar a entrada de um novo ano, porque não, ao sabor de um belo espumante "luís pato"?

    ResponderEliminar