domingo, 18 de janeiro de 2009

O Melhor Branco Português?

Mário Sérgio Alves Nuno é um senhor que na Quinta das Bágeiras, Fogueira, Anadia, faz vinhos tintos, brancos, espumantes e uma aguardente velha que são obrigatória referência para qualquer enófilo que se preze.

Este Branco Garrafeira de 2005, "nasceu nas vinhas velhas da Quinta das Bágeiras da combinação das castas Maria Gomes e Bical. (...) Das 3249 garrafas esta tem o nº 2073." (no contra-rótulo).

Confesso que já bebi muitos brancos de referência (e em 2007 houve muita excelência na colheita) mas poucos me deixaram esta impressão de "estar a beber o sol". Do alto da sua raridade e dos 14º magnificamente integrados com o corpo e acidez, proporcionou uma prova de grande efeito.

Foi o acompanhamento perfeito para um belo polvo à lagareiro.



6 comentários:

  1. Este polvo está com um aspécto de 10 estrelas!!!Agora aqui para a tancinha traduz em doce a frase"estar a beber o sol":)))Adorei este termo beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai esses grelos com o polvo! Hoje comi grelos salteados com alho mas faltou o polvo :)

    ResponderEliminar
  3. Não percebo muito de vinhos, mas o »estar a beber o sol» é das melhores e mais claras decrições que já li...
    Do polvo, das batatas e dos grelos, só posso dizer que gostaria de o ter provado, pois assim ficava a paisagem completa: sol, mar e terra...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Cupido passa no meu cantinho para ires buscar um desafio engraçado:)

    ResponderEliminar
  5. Bem ilustrativo e aparenta ser um polvo bem delicioso...Estou com agua na boca...é o que faz viver em Inglaterra com saudades da nossa comidinha.Obrigado por partilhar.

    ResponderEliminar
  6. Desse nunca me passou... :-(

    Mas o polvo está com um aspecto, Senhor!

    ResponderEliminar