segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Uma Canja de Galinha by me...

Nada de especial, mas se a galinha fôr daquelas mesmo muito boas, pode-se fazer uma "sopa" fantástica.
Faço assim: numa panela deito galinha (ou o que restar dela se aproveitar os supremos e pernas) com miudos, cebola (fundamental para "aveludar" o caldo...), e louro (há sempre a opção de juntar um pouco de chouriço). Deixar a galinha cozer, retirar, desossar e libertar de pele (partindo em pedaços pequenos), coar a água da cozedura, juntar a cebola e passar a varinha.
Levar ao lume e juntar a carne da galinha, deixar ferver, deitar massa e salsa picada grosseiramente; desligar o lume e juntar uma casca de limão (faz uma grande diferença no sabor final).
Quando a massa estiver cozida, servir.

É um dos pratos mais reconfortantes que conheço. Esta versão é muito diferente das que se servem nos restaurantes no almoço de Domingo, com o "caldo" quase clarificado e a "carne" desfiada; é muito mais substancial e deliciosa.



8 comentários:

  1. uma canjinha sabe sempre tao bem,jinhosssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Bem tenho que deixar de vir à tua cozinha(sorrisos)É tudo diferente de como eu faço. O que é igual é que não passo sem colocar um enchidito(sorrisos).Passas o caldo com nabo,eu não uso nabo (ou não usava),salsa,uso hortelã e agora essas cascas de limão na canja que dizes que faz toda a diferêcia.Vou ter que fazer uma canja destas para saber o sabor principalmente do limão na dita. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Essa da casca de limão não sabia. Mas deve ficar bem melhor assim :)

    ResponderEliminar
  4. Ontem, ao jantar, havia canjinha, cá em casa, mas de ver esta já me está a apetecer outra vez... eu não junto louro, nem salsa, nem limão, estás a ver????
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. belinha, realmente uma boa canja é um must em confort food;

    Isabel, nabo aonde? Usei cebola, a calda fica com uma textura fantástica (um pouco como naquela "receita" de frango estufado com cerveja e sopa de cebola - que me recuso a fazer, mas que já comi algumas vezes e não posso dizer que seja mau). Em relação a deitar um bocado de chouriço a cozer... às vezes junto e fica sempre muito bom, mas se deitar mais louro e prescindir do chouriço, o sabor fica mais austero e vegetal, o que altera um bocadinho o perfil da canja, mas não lhe retira bom sabor;

    ameixa, podes acreditar que, provando a canja (e dependendo do grau de desenvolvimento - gordura - da galinha ou o que se deite no tacho) é fácil "afinar" o estilo e consequente sabor final, alternando entre a casca (ou vidrado) e um pouco se sumo (mais ácido e menos sápido, mas que corta, e muito bem o toque de gordura da galinha "caseira" (entre aspas, porque todas as galinhas são caseiras, umas mais que as outras).

    Ana, a salsa dá aquele travo aromático do qual não se prescinde numa canja...

    ResponderEliminar
  6. todas as receitas que são "By Cupido" deixam-se a babar...
    esta canja então é um must!
    não conhecia o truque da casca de limão, cá em casa costumamos é deitar umas gotas de sumo de limão no prato de servir.

    ResponderEliminar
  7. Cupido o nabo estava na minha cabeça:)Desculpa beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Isabel, pensando bem, até é capaz de nem ficar mau. A acidez do nabo é capaz de ligar bem com o frango. Isto, claro, para quem gosta de nabos.

    ResponderEliminar