sábado, 17 de janeiro de 2009

Uma Excelsa Açorda de Bacalhau

Esta açorda, da qual eu não posso dizer mal, ficou excelente…
Escalfei lombos de bacalhau, enquanto retirei o miolo a um belo pão de Mogadouro (tadito, ficou quase uma semana na cozinha a endurecer – e guardei a côdea…). Quando o bacalhau estava pronto, retirei pele e espinhas e lasquei. Reservei o bacalhau e deitei o miolo do pão na água do bacalhau.
No tacho, deitei azeite, alho esmagado, cebola picada, pimento fatiado fino e pimenta preta moída e deixei a confitar; juntei as lascas do bacalhau, moscatel de Setúbal (fraquinho) e subi o lume para médio. Quando parte do vinho reduziu, deitei o pão e fui mexendo…
Quando a açorda estava com uma boa consistência, juntei mais da água da cozedura do bacalhau e dois ovos para escalfar. Piquei salsa e quando os ovos estavam “cozidos” (pois, fui mexendo com a colher de pau e desfiz os ovos – no problem) juntei a salsa e deixei apurar, sempre a mexer. Deitei a açorda na côdea do pão, reguei com o resto da água da cozedura do bacalhau e levei ao forno (pré-aquecido a 170º C) para harmonizar sabores.

Acompanhou um belo “Gadiva” branco 2008…












4 comentários:

  1. A estas horas é pecado apresentar uma açorda assim... a minha gula está em alta!!!
    Excelente sugestão :)
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz açorda de bacalhau, nem juntei vinho... fico aqui a imaginar o sabor e a babar com as fotos que estão de se lhes tirar o chapéu (se eu usasse...)-principalmenta com aquela nº8 do pão com a açorda lá dentro!
    Beijos..

    ResponderEliminar
  3. Estou como a Anna nunca fiz a dita com vinho!Mas como tudo que experimento desta cozinha é uma delicia hà que experimentar!!!Só vou alterar a salsa por coêntros.Tadito do pão mas ele soube que foi por uma boa causa:) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. meninas, limitei-me a juntar um bocadinho de moscatel de 2005 da adega de Palmela, que comprei no pingo doce a € 3,75 e que não é mau de todo. Fez muita diferença no resultado final do prato. Efectivamente, ficou um must...

    ResponderEliminar