segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Galinha Estufada em Azeite de Dendé, Abóbora e Porto

A associação do azeite de dendé (óleo de palma) ao coco é mais ou menos obvia. Aqui, e porque a galinha já apresentava vetusta idade optou-se por deitar num tacho de barro cebola em rodelas finas, alho esmagado, sal, pimenta, malagueta, abóbora, a galinha cortada em pedaços, um pouco de óleo de palma (quase só para aromatizar, porque a galinha tinha bastante gordura) e vinho do Porto. Foi a fogo lento a estufar até ficar macia e os vegetais quase se desfazerem; serviu-se com arroz branco.

Estava deliciosa...


4 comentários:

  1. Que belo tratamento deste à senhora dona galinha! Eu tenho medo de galinhas duras, enfio-as logo na panela de pressão...
    Hei-de experimentar esta associação do óleo de palma com o vinho do Porto!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, um longo estufado em tacho de barro e lume muito baixo ainda é um dos melhores tratamentos para as "penudas"...

    ResponderEliminar
  3. Tomara a todas as galinhas velhas terem um tratamento assim :) Nunca usei o óleo de palma, o aspecto faz-me um bocadito de confusão. Mas deve dar outro sabor à coisa ;)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa com o sabor que terá ficado essa galinha!!!Mas galinha aqui só se for as do campo que são rápidas a cozinhar.Porque as outras (que para mim é que são galinhas)estou como a Anna só na panela de pressão:)))São rigasssss Beijinhos

    ResponderEliminar