domingo, 17 de maio de 2009

Migas de Broa com Feijão Frade e Grelos e Choquinhos Salteados para me e jbc selections - Uma Prova Vertical

Há cerca de dez anos atrás Maria Emília Campos era directora comercial da Churchill's e João Brito e Cunha um enólogo recém chegado à empresa como consultor para o Vinho do Douro.
Ambos com uma enorme paixão pelo Douro...

Maria Emília Campos tinha na altura a sua própria empresa de importação de vinhos (ME Selections) e João Brito e Cunha, para além de produtor (Quinta de S. José) era já um renomado enólogo (Lavradores de Feitoria.

Desta paixão que ambos nutrem pelo Douro, resulta uma parceria para fazer um vinho, o me e jbc selections, cuja primeira edição surge na vindima de 2001 e com uma produção de 5000 garrafas. Em 2002 sai a segunda e ultima edição deste vinho.

Quase sete anos depois, Maria Emília Campos é a directora de marketing e vendas da Churchill's e João Brito e Cunha dirige o projecto de vinhos da Quinta de São José, para além de ter afirmado em definitivo os seus vinhos "Ázeo".




Contudo, este projecto me e jbc selections, apesar de ter acabado, deixou os vinhos (a descansar, a repousar, para serem provados em conjunto numa "vertical" de um rótulo/vinho que conheceu apenas duas edições/colheitas).
Feito por dois grandes conhecedores dos "terroirs" do Douro, em edições limitadas (e praticamente esgotadas no mercado), em anos completamente diferentes (o quente e "consensual" 2001 e o ano "maldito" 2002).




Proposta de harmonização para dois vinhos que apenas partilham a Autoria? Difícil, transversal, embora pouco evidente, talvez. Umas migas de broa com feijão frade e grelos a acompanhar choquinhos salteados. Excelente wine-pairing para estes magníficos vinhos...

Nota: começou por se provar o 2002; pujante, já com os taninos bem domados, com as notas de barrica excelentes e uma fantástica aptidão gastronómica - mais um monstro em "ano maldito" (nota 17,75). O 2001, mais fechado, mais elegante, mais tudo a provar tudo o que sobre ele já se tinha dito (nota 17,25).

Sem comentários:

Enviar um comentário