sexta-feira, 1 de maio de 2009

Wine Pairing para as minhas Francesinhas



Muito se tem falado sobre tentativas de harmonização de francesinhas com vinho…
No essencial, a francesinha é um snack feito com pão, bife, linguiça e salsicha fresca (tudo o que levar a mais estraga), coberto com queijo e o molho. Presumo que seja no molho que esteja o busílis da questão. Efectivamente, tenho visto “receitas” de molho de francesinha que levam 500 ingredientes (com 100 álcoois incluídos, para não falar do piripiri) e que, efectivamente destroem qualquer palato ao ponto de só se sossegar depois de enfiar uns finos, príncipes ou canecas de imperial (escolher uma destas opções, eu prefiro príncipes) pela goela abaixo.
Em relação à francesinha, muita gente não gosta do molho; essa será uma das razões que explica que ela seja mais consumida de Espinho para norte e mais no litoral. Até aqui nada de estranho, porque os caracóis serão mais consumidos em e de Lisboa para sul.
É curioso que, sendo o molho o que mais caracteriza a francesinha, venha a ser este mesmo molho que afasta muita gente. Por mim, não tenho nenhum problema em consumir uma francesinha (como snack, à noite, mais do que como almoço ou jantar) regada com cerveja bem tirada (é pena que haja tantos sítios onde a cerveja de pressão é péssima e tão poucos onde é excelente), mas se me apetecer usar bons ingredientes (nomeadamente o bife) e fizer uma “sandocha” coberta com um bom queijo e “desenhar” o molho, presumo que se possam fazer interessantes wine-pairings.



Assim, um molho feito com cebola, banha de porco, alho e tomate (melhor a polpa) num tacho com uma redução de vinho branco e caldo de carne e aromatizado com louro, pimenta, colorau e um pouco de piripiri e mostarda, será sem dúvida uma boa companhia para um vinho tinto jovem, com bons taninos e boa acidez, como o Casaleiro Syrah reserva 2006, ou mesmo um tinto jovem, com bons taninos e boa acidez, mas espumantizado, como o Quinta das Bágeiras espumante tinto reserva 2004 (my favourite wine pairing)…

Sem comentários:

Enviar um comentário