sexta-feira, 10 de julho de 2009

Luís Pargo e Maria Gomes

Pargo no forno...
Um fundo de azeite no tabuleiro de barro, cebola e pimento vermelho em rodelas finas, alho esmagado; levo o tabuleiro ao forno a 130º C a confitar a cebola e o pimento. Cozo batatas novas com pele. Deito as batatas e o pargo no tabuleiro e asso o peixe (deixo ficar apenas o tempo indispensável para o peixe ficar cozido - sabendo que está cozido logo que deixa de estar cru - sem o deixar secar).



Com a companhia de um:

"Vinho espumante da casta Maria Gomes, plantada nos meus vinhedos e vindimada no final de Agosto de 2007. Criado para pessoas de espírito jovem de qualquer idade. Excelente em convívios, namoro ou como aperitivo. Acompanha marisco e peixes grelhados. Embora de safra única, não ostenta data de colheita, para cumprimento do normativo legal" (informação do contra rótulo).

Este espumante do Eng. Luís Pato é um dos meus espumantes preferidos; em edições anteriores tinha cerca de 13º de álcool. Nesta de 2007 fica-se pelos 12º, sem perder a compostura e elegância que o caracterizam. Fresco e equilibrado, a um preço muito interessante (este estava em promoção a € 3,99) é um espumante para beber despreocupadamente. Nota pessoal: 15.