terça-feira, 28 de julho de 2009

Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2008 e Açorda de Mariscos

Começo pelo Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2008. Lembro-me ainda da edição de 2004 (aqui) provado há dois anos. Na altura pareceu muito bem, um monstro elegante, guardado/reservado em casa durante quase dois anos... Quando vi o 2008 à venda, nem hesitei, limitei-me a comprar (lembro-me de ter provado o 2007 em Dezembro passado no Dão, Vinhos e Gourmet e achei que era um vinho muito especial) decidido a guardar o vinho uns tempos (meses, anos? God knows!!!) mas a gula falou mais alto e provei mesmo o vinho hoje...

Depois de ter provado recentemente alguns dos melhores brancos Portugueses de 2007 e 2008, era grande a expectativa em relação a este aristrocrático Vinho. Refrigerei a garrafa e decantei o vinho três horas antes de servir (claro que provei o vinho e ele afigurava-se fantástico, com uma elegância das notas da barrica fabulosa). Fiquei a pensar "no" wine-pairing aka comida...
Todo o vinho pedia um prato de peixe com alguma "sustância" (Bacalhau à Zé do Pipo, foi a primeira coisa que me veio à cabeça), mas decidi fazer uma elegante açorda de mariscos, com camarão, mexilhão e berbigão...

Para a Açorda, deixei pão a "demolhar" em água quente e apenas temperado com alho esmagado; num tacho, deitei azeite e levei ao lume. Juntei o pão e fui mexendo sempre; quando a Açorda estava "macia", juntei os mariscos e fui mexendo... antes de servir, deitei uma generosa porção de salsa picada.



Quanto ao Paço dos Cunhas de Santar...
É, sem dúvida um dos grandes brancos Portugueses. Neste momento está ainda um bebé, mas já mostra as garras. Exuberante de aromas, pleno na boca, com um profundo final, é mesmo um caso sério... Merece ser degustado daqui a meses, anos... Nota pessoal: 17,5.