segunda-feira, 6 de julho de 2009

Porco em Vinho Tinto para Quinta das Bágeiras Espumante Tinto 2004

Não há muita oferta de Espumantes Tintos por cá. E porquê? Porque aparentemente não há procura (ou pelo menos, há pouca procura). Assim, num panorama onde a oferta é relativamente escassa (e nem se percebe bem, porque há inúmeros pratos que vão muito bem com um espumante tinto, desde o leitão à moda da Bairrada, as sardinhas na brasa, alguns pratos da gastronomia do Minho, como os rojões ou a lampreia ou mesmo pratos do Sul como uns pézinhos de porco de coentrada). Ainda assim o Mário Nuno, da Quinta das Bágeiras, engarrafou 14.368 garrafas do seu Espumante Tinto Bruto de 2004.

Para acompanhar este espumante, fiz um estufado de porco em vinho tinto:

Num tacho, deitei banha de porco em lume brando; juntei sal, alho, louro, cravinho e partes do porco (barriga e perna) cortadas em cubos. Deixei apurar a carne a baixa temperatura e juntei vinho tinto; deixei estufar em lume brando e quando a carne estava macia, juntei massa al dente. Esperei pela harmonização dos sabores e servi.



O espumante, feito apenas com Baga (a casta rainha dos tintos da Bairrada) aparece com aromas de lagar e madeira usada (dos tonéis onde o vinho estagiou). Com uma bela cor violácea, não mostra sinais de evolução; na boca surge algo amorfo, apesar da qualidade das bolhinhas e da frescura. Com apenas 12,5º de álcool é um baga apenas honesto, que melhorou com a espumantização. Se o vinho de base fosse melhor podiamos ter um grande espumante tinto. Mas não há procura... Nota pessoal: 15.