terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ferreira - Porto Branco 10 anos.

O comércio dos vinhos do Porto Brancos com indicação de idade foi regulamentado há pouco tempo pelo que ainda há muito poucos no mercado. Este, da Casa Ferreirinha foi apresentado em Janeiro passado e é vendido em garrafas de 375 ml (a cerca de € 12,00).

É feito a partir de vários lotes de vinho do Porto branco envelhecido em madeira. As castas predominantes são Malvasia Fina, Códega, Rabigato e Gouveio.

"Os vinhos que integram o lote final deste PORTO FERREIRA BRANCO 10 ANOS permanecem no Douro após a vindima, sendo transportados para V.N.Gaia durante a Primavera seguinte. À chegada, os vinhos são transferidos para cascos de madeira de carvalho, sendo sujeitos a numerosas trasfegas, análises e provas, que permitem não só acompanhar o seu envelhecimento, mas sobretudo actuar com lotações, refrescos e correcções sempre que a prova o determinar. O lote final é obtido, geralmente, utilizando vinhos entre os 8 e os 15 anos, de forma a obter uma idade média de 10 anos." ...

O vinho tem uma bela cor dourada. Aromas de fruros tropicais e especiarias; untuoso e gordo na boca, deve ser bebido a 12º C: termina longo. É um vinho interessante e que pede para ser consumido a solo. Nota pessoal: 16,5.