sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Francesinha? Sim, e uma Sagres, por favor...

No outro dia andava a googlar à procura de elementos sobre este snack do Norte e fui parar a uma série de sítios onde se diziam as maiores barbaridades sobre as francesinhas... Por isso, deixo aqui algumas dicas... (e aqui)

A francesinha é um snack simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. Não tem segredos.

O molho é uma base de cebola e alho que amacia em azeite (porque não banha de porco?) a que se junta caldo de carne (não, não é a porcaria dos cubos mágicos), polpa de tomate e cerveja. Pode-se juntar outros alcoóis, mas com critério - um mix de cerveja e vinho branco, whisky ou porto; presumo que dependa do gosto pessoal e pouco mais. O molho é aromatizado com louro, malagueta e mistura de pimentas. Claro que a farinha maizena é dispensável. Importante, sim é deixar o molho a fervinhar em lume lento até ter a consistência desejada.

O pão normalmente utilizado é pão de forma; já comi francesinhas feitas com pão da panrico, horrivel. Creio que usar um bom pão de trigo que se possa cortar em fatias é melhor que usar pão de forma.

O recheio - não, não se usa bifanas de porco, salsichas de lata e fiambre, como vi em muitos sítios. A francesinha é feita com um escalope de vitela (originalmente era feita com carne de porco assada e fatiada), salsicha fresca e linguiça, tudo grelhado e fiambre (por mim, prescindo).

O queijo - Flamengo, Edam, Cheddar, vai do gosto pessoal.

E a acompanhar, uma cerveja gelada... A Sagres nem é nada má.