quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Herdade do Perdigão Reserva 2001 e Chanfana de Cabra à Moda da Beira

A cabra, cortada em pedaços, entra no púcaro, com cebola, alho, louro, banha de porco, pimenta, cravinho e cominhos; junta-se bom vinho tinto até cobrir a carne e leva-se ao forno a 200ºC. À medida que vai cozendo, vai-se juntado mais vinho, se necessário; quando está quase pronta, recomendo que se desligue o forno e se deixe o púcaro lá dentro (até ao dia seguinte); uma hora antes de servir, liga-se o forno a 150ºC e aquece-se. Serve-se com batatas cozidas.




Chanfana à moda da Beira para um dos vinhos de topo do Alentejo. Este Herdade do Perdigão Reserva é feito em Monforte pelo Enólogo Paulo Laureano e o contra-rótulo reza assim:

"Herdade do Perdigão Reserva é um vinho que deve figurar em qualquer colecção. Consagrado por diversas vezes como um dos melhores vinhos portugueses, é produzido apenas nos melhores anos, para as grandes experiências e para os grandes momentos. Feito a partir das castas Trincadeira (80%), Aragonês (15%) e Cabernet Sauvignon (5%), encorpado mas com arestas bem limadas é um vinho de guarda, aconselhando-se a decantação antes do serviço a 18ºC. Para melhor preservar as suas características, não foi filtrado, pelo que pode, com a idade, criar depósito em garrafa."



O vinho estagiou 18 meses em barrica e mais um ano em garrafa antes de ser lançado para o mercado (PVP: cerca de € 25). Foi refrigerado e decantado, tendo sido servido a 16º C. Apresentou-se límpido e quase sem depósito, com uma bela cor, quase sem evolução. Muito fresco e elegante, nada pesado, com a madeira muito bem integrada. Em excelente forma. Nota pessoal: 17,5