quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bacalhau à Bráz

O Bacalhau à Bráz é um dos mais elegantes e saborosos pratos de bacalhau. Não é de admirar que seja, também, uma das preparações mais adulteradas.
Com cerca de 142.000 entradas no Google, dá para imaginar a quantidade de variações sobre o tema; desde o uso de batatas pré-fritas, paloco e até variantes sem ovo, mas com béchamel, utilização de cenoura ralada, pickles, a variante "bimby" com os seus tempos, velocidades e toques de turbo, o bacalhau pré-cozido em leite, dá para tudo (só faltou mesmo ver o bacalhau cozido em leite aromatizado com caldo de marisco). Curiosamente, vi referências ao Bacalhau à Brás feito pela tia, amiga, vizinha, etc mas não vi referências à Receita publicada pela Maria de Lourdes Modesto no seu "Cozinha Tradicional Portuguesa" (internet serious business).

Assim, a modos que para dizer que o Bacalhau à Bráz (com "s" ou "z", é indiferente) é feito com bacalhau (naturalmente) desfiado em crú, batatas cortadas em palitos compridos com cerca de 2 mm de espessura e fritas em óleo bem quente, cebola cortada em rodelas muito finas e que são confitadas em azeite virgem, juntamente com um pouco de alho esmagado.
Quando as cebolas estiverem transparentes, junta-se o bacalhau e mexe-se para que este absorva alguma gordura; juntam-se as batatas e continua-se a mexer. Juntar ovos batidos temperados com pimenta preta moída na hora e mexer até os ovos estarem cozidos, mas ainda cremosos. Adicionar salsa picada, algumas azeitonas e servir logo.
Não indico as quantidades, mas cerca de 150 gramas de bacalhau por pessoa, um pouco menos de batatas, as cebolas que bastem e bom azeite e ovos para envolver parece bem.



O Soalheiro Alvarinho 2008 é excelente wine-pairing para este Bacalhau.