quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bolo de Creme com Massa Filo

Há algum tempo tinha visto (aqui) uma proposta que me pareceu interessante para um doce envolvido em massa filo. Nem hesitei e experimentei acriticamente... estava a fazer o creme de leite e comecei a achar o creme algo estranho - aquilo era farinha e leite a mais - mas mesmo assim fiz o bolo que até ficou com bom aspecto, mas achei que podia melhorar sendo simplificado.

A modos que é para dizer isto: A massa filo até é interessante e para produto comercial está aprovada (usei uma francesa, que comprei no continente, acho). Recheada com doce de ovos aka ovos moles dá para fazer uns primos dos Pastéis de Tentúgal porreiros.



Este foi feito assim:

Comecei por fazer o recheio de ovos. Fiz uma calda com 300 gramas de açúcar e um decilitro de água e deixei ferver até atingir o ponto de espadana (aka 117º C ou 40º Baumé); deixei arrefecer e juntei 8 gemas de ovo, preciamente misturadas. Levei outra vez a lume brando e deixei a mistura ficar mais consistente. Reservei. Peguei numa embalagem de massa filo e pincelei as folhas com manteiga derretida; sobrepus 4 folhas, deitei o doce de ovos e mais quatro folhas; fechei e levei ao forno a 200º C. Quando a massa estava loura, retirei do forno.