quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lombinhos de Porco Grelhados e Burmester Reserva 2006

Mais uma proposta sem história, ou melhor, com uma pequena história. Tinha comprado lombinhos de porco sem ter nenhuma preparação previamente definida. Decidi que os ia grelhar, sem mais. Cortei os lombinhos a meio, longitudinalmente, deitei-os na grelha (no carvão ficam muito melhores mas não pode ser) e temperei com sal. Entretanto, deixei batatas pequenas a assar na cloche aka patusca e depois das batatas assarem dei-lhes um murro e juntei azeite aromatizado em lume brando com alho.

Nada a dizer, é a verdade dos sabores; o lombinho com aquelas fibras macias e suculentas, grelhado no ponto certo e as batatas com os aromas do bom azeite de Foz Côa e do alho. Como dizia o Mestre Ludwig Mies Van der Rohe, Less is More (menos é mais). Acredito que muita gente ache que Less is Bore (menos é chato), mas é apenas mais um sentido do Gosto.



Para acompanhar este prato, aquele que vem sendo um dos meus vinhos favoritos do dia a dia. Com efeito, o Burmester Reserva 2006 é muito bem feito, equilibrado, com uma bela aptidão gastronómica aka wine pairing, o que, aliado a um preço cordato, o tornem um belo companheiro para muitos pratos. Nota pessoal: 16,5.