sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Folhados de Atum e Morgado de Santa Catherina Reserva 2007

Estes folhados foram feitos de uma forma absurdamente simples... Como a minha paciencia para fazer massas em casa é muito pouca e a taxa de sucesso com massas de compra é muito baixa, só de vez em quando é que me aventuro nos folhados e quejandos. Curiosamente, tenho feito algumas experiencias com a massa filo e as coisas nem saem assim tão mal.

Fiz assim:

Abri umas latas de atum em óleo (não se justifica usar atum em azeite e o atum "ao natural" parece que foi lavado... ou deslavado), escorri o óleo, piquei com um garfo e juntei maionese. Reservei. Cortei ao meio as folhas de massa filo e pincelei-as com azeite. Deitei o recheio e fiz umas trouxas um pouco mais pequenas que os pasteis de Chaves. Levei ao forno a 210º C o tempo suficiente para dourar os folhados.



Para acompanhar, um Morgado de Santa Catherina Reserva 2007. Um clássico Arinto de Bucelas que a partir de 2006 começou a ter também a versão "reserva". Feito com Arinto e estagiado em Madeira, aparece elegante e com a madeira bem integrada.