terça-feira, 13 de outubro de 2009

Moelas Estufadas para um Cardeal Tourigo

Quanto às moelas, vão aparecendo por aqui... Como faço?

Num tacho, deito banha de porco e cebola picada grosseiramente e deixo a cebola ficar transparente. Junto as moelas e deixo que se envolvam na cebola. Junto sal, alho esmagado, louro, pimentão doce em pó aka colorau, pimenta branca e preta, alguns cravinhos e cominhos em pó e vinho tinto... Deixo estufar em lume brando até as moelas estarem macias.

Na variante "petisco" gosto de as servir com pão torrado e cerveja e na variante "refeição" com batatas cozidas... Estas foram servidas num jantar onde eu queria provar o Dão Cardeal Reserva Touriga Nacional 2007.



Eu tinha provado este Dão Cardeal Reserva Touriga Nacional 2007 há algum tempo e gostei bastante. Foi uma das compras da feira de vinhos do Continente. O caro pantomineiro PadreFrancisco, que colabora no Blog, mas muito raramente escreve/posta provou o vinho e achou que tinha um perfil algo diferente do que se tinha provado. Bem, sugeriu-me que o provasse... Assim fiz, para acompanhar as moelas.

Refrigerei o vinho e decantei-o duas horas antes de servir; quando o decantei estava muito fechado e pouco agradável, com aromas de engaço e lagar e pouco mais, fino na boca... Mas abriu pleno de especiarias, mais cheio e elegante na boca, alguma fruta e melhores notas da barrica e um final médio. Para o preço (cerca de € 5,00) nem está mal. Nota pessoal: 15,5.