quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pescada entre Enterros e Caldeirada e Casa de Santar Branco Reserva 2008

Chamei a esta pescada entre enterros e caldeirada porque andou entre esta preparação de bacalhau e uma quase caldeirada, sem contudo atingir (era o que faltava) a sapidez duma bela caldeirada. Apeteceu-me fazer este prato para provar/acompanhar um vinho do qual gosto muito, o Casa de Santar Reserva branco, apesar de eu achar que o vinho acompanharia melhor um bacalhau no forno. Ainda assim, apeteceu-me experimentar com este prato simples e delicioso.
Num tacho, dispus cebola cortada grosseiramente, alho esmagado, pimento vermelho e tomate maduro em cubos pequenos (entre 4 e 5 mm), batatas em rodelas finas (entre 3 e 4 mm) e lombos de pescada fresca. Juntei dois grãos de pimenta preta esmagada no almofariz, meia folha de louro e reguei com azeite; juntei água a cobrir a mistura e levei a lume brando até as batatas estarem macias. Na verdade as batatas cozeram em 15 minutos, o tempo para o tomate e o pimento cozerem também e ajudarem a aromatizar a pescada.
Esta preparação é deliciosa. Se pelo lado do comprimento não tem a "secura" do peixe cozido com vegetais e do lado da largura não tem a untuosidade e riqueza de sabores de uma caldeirada, pelo terceiro lado teve a virtude de estar à altura de agradar e muito.



Quanto ao vinho... Este Casa de Santar Branco Reserva é um dos bons vinhos brancos do Dão. Encontra-se em super e hipermercados (no Jumbo está a € 7,47), é bom e para a qualidade, barato. Feito com 50% de Encruzado e complementado em partes iguais de Bical e Cerceal e estagiado 50% em madeira nova de Carvalho Francês e 50% em inox. Elegante qb, mas parece que joga mais na força que na elegância. Sem dúvida, muito bem feito, com o Encruzado a marcar o vinho mais do que o Bical e Cerceal (em minoria), com a madeira muito bem integrada e o álcool a deixar perceber que, com aquela estrutura o vinho precisa mesmo dos 14º. Nota pessoal: 16,5.