domingo, 8 de novembro de 2009

1º Almoço do Fórum da Revista de Vinhos - Quinta do Encontro 07/11/2009

A 12 de Fevereiro de 2009 "abre as portas" o novo Fórum da Revista de Vinhos com este post do Luís Antunes aka xarax. Desde então tem sido um espaço de discussão à volta dos vinhos e das comidas que conta com 914 tópicos e 10.405 post' s (enquanto escrevo este post) e a Direcção da RV organizou um almoço na Quinta do Encontro, na Bairrada para todos os membros do fórum interessados em participar. Pedia-se que cada participante levasse uma garrafa de vinho à escolha em formato Magnum ou duas normais, para que todos pudessem provar vários vinhos. Escolhi um Porta dos Cavaleiros Reserva de 1996 que me pareceu ir acompanhar bem o belo do leitão à moda da bairrada que constava na ementa do almoço.

A Quinta do Encontro, da Dão Sul situa-se em São Lourenço do Bairro e tem um novo edifício, desenhado pelo Arq. Pedro Mateus que compreeende a adega e um restaurante, bem como uma loja para venda dos produtos da empresa.





Com começo previsto para o meio dia do passado Sábado e debaixo de uma chuva irritante saí do Porto com o PadreFrancisco e com o Frexou ao mesmo tempo que o Gus saía de Viseu. GPS programado de véspera para não pensar no percurso e passado cerca de uma hora eis-nos na Quinta do Encontro. Recebidos pelo xarax, que nos entregou umas etiquetas com os nossos nomes em troca das Magnuns e do pagamento do almoço (Luís, desculpa lá eu ter andado com a minha no bolso) esperámos enquanto os inscritos iam chegando.



Para além do xarax e do Luís Ramos Lopes (o Director da Revista) estiveram presentes alguns produtores como Mário Nuno, Luís Pato, João Roseira e Rita Marques Ferreira e mais uma trintena de Foristas.

O Almoço começou com uma visita à muito bem desenhada adega (situada no piso inferior do edifício) orientada pelo Eng. Carlos Lucas, da Dão Sul e uma prova do Espumante Bruto 2006 da Quinta do Encontro e alguns amuses-bouche. Em seguida subimos para o restaurante, onde pudemos provar alguns dos novos vinhos da Dão Sul da colheita de 2009, naturalmente em amostras, uma vez que ainda não estão engarrafados.



Em seguida dirigimo-nos para a zona onde estavam os vinhos brancos para escolher a companhia para a entrada. Provei o Soalheiro 2007 (em Magnum) e o Bágeiras Garrafeira 2007.



Depois deste folhado delicioso, hora de "atacar" os tintos... Desde Ch9-du-Pape (em xaraxcês), Clos Mogador, Quinta do Cotto, Callabriga, Charme, Pedro e Inês, Grande Encontro, Quinta das Maias, Único dos Carvalhais e mais alguns, não faltaram belos vinhos para acompanhar o Leitão (lista de todos os vinhos em prova, aqui). Já agora, uma nota em relação ao Leitão... O que se provou, para além de provir de animais de bom tamanho (cerca de 10 quilos, acima disso é porco) estava magnificamente assado e cortado como deve ser, ou seja em pedaços não maiores que 5x5 cm. As batatas cozidas com pele são o melhor acompanhamento. Foi servida ainda salada de tomate e alface e laranja em rodelas (que naturalmente dispensei). Vi agora que não tirei fotos ao leitão, mas estava em muito bom nível e só por isso já tinha justificado a ida...



Como sobremesa, um creme queimado de espumante... Muito parecido com o Leite Creme tradicional, mas com uma textura mais untuosa. Delicioso, a pedir um Porto Tawny com alguma idade, mas ninguém se lembrou disso. Ainda assim, havia vintages da Quinta do Vesúvio 1995, Osborne 1995 e Quinta das Tecedeiras 2005.



No fim, enquanto se iam acabando as provas e se passava ao café ainda houve tempo para mais conversas, um breve discurso do Luís Antunes, sobre o almoço e sobre o fórum e para a gentil oferta do Eng. Carlos Lucas aos participantes de uma garrafa de espumante 2006 da Quinta do Encontro.




Nota final de agradecimento para a Equipa da Quinta do Encontro, que tão bem, correcta e profissionalmente nos recebeu e, claro, aos mentores deste evento, um grande abraço.

Ao fim da tarde, antes de voltar para o Porto, ainda passámos na Quinta das Bágeiras para uma flute do Espumante Bruto 2002 e uma prova de amostras de barrica dos vinhos da colheita de 2009.



Mário Nuno e João Roseira a tirar uma amostra de barrica do Bical/Maria Gomes.