domingo, 15 de novembro de 2009

Bétula Branco 2008 e Lulas "Suadas"

“Produzido na Quinta do Torgal, situada no coração da Freguesia de Barrô e na margem esquerda do Douro, o Bétula Branco é feito a partir das castas Viognier (50%) fermentado em barricas de carvalho Francês e Sauvignon (50%) fermentado em inox a baixa temperatura. A vinificação foi efectuada na 3ª semana de Setembro. De cor citrina, mostra um aroma exuberante e complexo a fruta tropical e vegetais. Na boca é pleno de bons sabores frutados e uma bela acidez”. (do contra-rótulo)



Acrescentando informação da ficha técnica, este vinho foi feito a partir de uvas de vinhas plantadas em 2006 com solo granítico muito pobre. As uvas foram apanhadas manualmente para caixas de 15 Kg, com triagem em tapete. Esmagamento e prensagem suave, com fermentação lenta e a baixa temperatura (14º C). Foi engarrafado (3000 garrafas) em Maio de 2009. O Enólogo é Francisco Montenegro (Aneto) e o PVP recomendado é de 12/14€.


Depois de apresentado o vinho (enviado pelo produtor para prova), destaque para a elegância do conjunto garrafa, cápsula e rótulo. Foi refrigerado, decantado e servido a 12º. Notas iniciais de vegetal, conferidas pelo Sauvignon Blanc, a abrir para fruta. O vinho é bem estruturado com o lote de Viognier a estabelecer uma bela relação com o Sauvignon. Muito bom corpo, boa acidez, dá muito prazer a beber. O álcool (13,5º) fica bem envolvido e a madeira aparece no ponto certo. Para o primeiro vinho feito das uvas de videiras tão novas, promete muito para próximas colheitas. Nota pessoal: 16,5.



Acompanhei com umas simples lulas (que deixei a marinar em limão, salteadas no wok, tendo depois acrescentado o líquido da marinada e salsa fresca e deixando-as a “suar” até estarem cozidas) e batatas cozidas.