sábado, 2 de janeiro de 2010

Perna de Porco Assada em Cama de Maçãs e Carm Reserva 2007

A combinação de carne de porco com maçãs é bastante feliz. Desde o lombo de porco assado com puré de maçãs, passando pelo porco estufado com as ditas, etc, é todo um mundo de combinações.
Este naco de perna foi feito assim: Fiz uma cama de cebola roxa no tabuleiro de barro. Juntei a perna de porco, maçãs starking em pedaços, azeite, sal, polpa de tomate, whisky e mel. Levei ao forno a 170º C e fui virando a carne e envolvendo com o molho. Servi a carne sobre cama das maçãs. Como foi um jantar ligeiro não servi mais nada, mas uns grelos cozidos acompanham muito bem.




Esta perna estava no forno e eu procurei um vinho que por um lado me apetecesse provar e que por outro ligasse bem com a comida. Lembrei-me do CARM Reserva 2007. Um vinho de topo do Douro, da Casa Agrícola Reboredo Madeira, recentemente agraciado com 17 valores e um selo de "Boa Compra" da Revista de Vinhos, é proposto a € 9,45 (ECI de Gaia). Feito com uvas das vinhas de Almendra, tem Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Francisca. Estagiou 18 meses em madeira usada. Foi decantado duas horas antes de servir. Tem fruta, muita fruta vermelha bem madura. A madeira aparece muito bem integrada. Os 13,5º de álcool não incomodam. Um vinho muito guloso e que dá um grande prazer na prova. Muito bom vinho.


3 comentários:

  1. Bem que a minha casa só cheirava a puré de maçã com carne assada... Então era assim, uma caminha natural de maçãs e não puré?
    Fiquei de água na boca... de ontem até agora! E só vai passar quando fizer e provar!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. ahhhh um belo petisco!!

    Quanto á "pomadita" foi comprada lá em casa na semana passada e está á espera de ser provada :)

    Uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  3. Não disse que tinha mesmo de provar isto?
    Vai ser o nosso almoço de amanhã... pá de porco com maças reinetas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar