terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Quinta dos Carvalhais Encruzado 2008

O QUINTA DOS CARVALHAIS ENCRUZADO é um vinho branco varietal do Dão de excepcional qualidade, expoente máximo da elegância e riqueza da casta Encruzado. Herdeira de saberes antigos, Quinta dos Carvalhais alia a experiência à inovação para criar vinhos muito elegantes, com sabores de intensa delicadeza e personalidade única.
A casta Encruzado deu origem a um vinho de excelente corpo e acidez, conferindo-lhe um potencial de envelhecimento único. Com uma cor amarela citrina, o vinho revela um aroma sofisticado e subtil onde se distingue a fruta branca (maçã e pêra) e o exotismo dos frutos tropicais. Resultado do estágio em madeira, revelam-se, ainda, notas florais, em particular de baunilha. Na boca, surpreende com um final cremoso e elegante.
É um vinho intenso e apetecível, ideal para beber sozinho ou a acompanhar pratos de peixe e mariscos mais elaborados, saladas, carnes brancas, caça e criação, e alguns queijos. Deve servir-se entre 10º C-13º C, em copos largos de vinho branco.
Elaborado apenas com uvas seleccionadas da casta branca Encruzado, oriundas exclusivamente da Quinta dos Carvalhais, pertença da Sogrape na região do Dão.
As uvas, colhidas à mão no ponto ideal de maturação, foram totalmente desengaçadas e suavemente esmagadas em prensa pneumática. O mosto, decantado naturalmente, fermentou em barricas de carvalho francês de quatro diferentes tanoarias, sendo sujeito a suaves «batonnages» que lhe conferiram uma complexidade e maciez acrescidas.
Estagiou durante cerca de 6 meses nas barricas de carvalho francês novo onde decorreu a fermentação, após o que foi filtrado e engarrafado. Este vinho tem um grande potencial de envelhecimento em garrafa (5-10 anos), desde que esta seja mantida deitada, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. (retirado da ficha técnica).

Mais um Encruzado do Dão. Depois do Quinta das Marias fermentado em Madeira e do Quinta dos Roques, o Encruzado dos Carvalhais. A ficha técnica diz quase tudo. Muito subtil e elegante, é um grande branco Português. PVP: € 13.


2 comentários:

  1. Este vinho é excelente! E tanto quanto julgo saber, tfoi feito com 90% de Encruzado e 10% de Verdelho. Para mim, este é o melhor Quinta dos Carvalhais Encruzado que já bebi.

    ResponderEliminar
  2. luís, o vinho é excelente, concordo. os 10% de verdelho é mito urbano. um abraço.

    ResponderEliminar