domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cozido à Portuguesa | Guarda Rios Tinto 2007

O título "Cozido à Portuguesa" é uma provocação barata. Penso que não existe um Cozido à Portuguesa... Existem sim, muitos cozidos que variam de região para região e de cozinha para cozinha. Este que fiz é um cozido minimalista, feito apenas com bons enchidos da Beira Baixa (morcela e chouriço), pernil e entrecosto de porco (deixados em sal e passados por água) e alcatra de vitela com batatas, nabos, cenoura e couve lombarda.

Confesso que mesmo estes cozidos minimalistas são sedutores... As carnes cozidas no ponto certo, os vegetais cozidos no caldo de cozer as carnes e o belo sabor do caldo... Para o cozido, gosto de escolher vinhos gulosos, gordos e plenos. Escolhi este Guarda Rios 2007... Um vinho Ribatejano de Vale d' Algares feito com Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Touriga Nacional e com estágio de nove meses em madeira. Este Guarda Rios aparece pleno de fruta bem madura. Gordo na boca, com a madeira a aparecer pouco. Tem corpo para os 14º de álcool. Custa cerca de € 10... Para quem gostar deste perfil mais cheio e exuberante pode ser uma boa escolha... Apesar do contra rótulo referir que a temperatura de consumo deverá ser de 18º C, penso que o vinho servido a 16º só tem a ganhar. Nota pessoal: 16. 



2 comentários:

  1. Tendo em conta que o meu jantar foi uma canjinha... agora fiquei com fomeca!
    Chama-lhe minimalista, se quiseres, para mim está super completo!
    A foto na diagonal (lol!) faz-me doer o pescoço...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Estes cozidos que afinal têm quase tudo mas não são "paletas" de ingredientes são até os mais sedutores, cada sabor a povoar o resto sem as grandes salganhadas dos "cozidos completos".

    ResponderEliminar