sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Rol de Coisas Antigas Bairrada 2007 e um Entrecosto no Forno

Rol de Coisas Antigas é o curioso nome de um vinho de Manuel dos Santos Campolargo feito com castas já usadas no século XVIII na Bairrada. Este 2007 é feito com Baga, Castelão Nacional, Tinta Pinheira, Alfrocheiro, Trincadeira, Bastardo, Sousão e Touriga. Estagia um ano em barricas usadas.

Teve 17 valores da Revista de Vinhos e a seguinte nota de prova:

"Muito fino de aroma, complexo, misturando sugestões de bagas silvestres, algum floral, muitas especiarias. Não sendo dos mais encorpados, tem um belo equilíbrio de boca, com bastante carácter, taninos moderados e fresca acidez. É um tinto bastante harmonioso, personalizado, com elevado sentido gastronómico." (in RV).

Gostei muito. É um vinho  muito equilibrado e interessante e acima de tudo a portar-se muito bem à mesa. Está à venda agora na Feira de Vinhos do Pingo Doce, a € 9,98...

Acompanhei este Rol de Coisas Antigas com um entrecosto de porco no forno com batatas... Bela ligação. À sobremesa uma fatia de queijo de Niza que ainda tornou o vinho mais especial.

2 comentários:

  1. Ainda bem que os prof não tem de dar notas a vinhos... seria 1 problema para mim!
    Para o entrecosto da foto, respectivas batatinhas e o queijo de Niza (da minha imaginação) eu é que seria 1 verdadeiro problema porque os faria desaparecer num instante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Parece tudo muito apetitoso - como sempre. Queria pedir um favor ao sábio cook: já k estamos no tempo da lampreia, será k me podia facultar umas dicas da dita, à bordaleza? Já tenho tentado tantas e falta sempre algo...(e não quero pensar k é sempre ma faute).
    Thanks e aguardo.

    ResponderEliminar