quarta-feira, 24 de março de 2010

Bacalhau by me | Soalheiro 2009

Esta preparação de bacalhau tem mesmo que ser baptizada de by me... Simples de fazer, de rápida execução, é para mim uma das formas mais elegantes e saborosas de degustar uma posta de bacalhau.
Num tacho, deitei batatas descascadas e cortadas em rodelas com cerca de 1 cm de espessura. Juntei água, um pouco de bom azeite, dois dentes de alho esmagados, uma folha de louro e um pouco de pimenta branca. Juntei um ramo de salsa e levei a lume brando. Uns minutos antes das batatas estarem cozidas, juntei o bacalhau. Less is more, como dizia o grande Mestre Mies Van der Rohe...

Um prato feito para acompanhar o mais consistente Alvarinho Português. O Soalheiro. Lançado pela primeira vez na colheita de 1982 tem vindo a mostrar-se um caso sério de popularidade e qualidade. Dizer que tem entrada directa em qualquer lista dos melhores vinhos Portugueses é pouco. Dizer que custa menos de 9 € e que se pode comprar quer no hipermercado quer nas melhores garrafeiras é dizer que a tentação da prova é enorme. Falta dizer que se se comprar às caixas e ficarem umas garrafas "esquecidas" em cave, não há nenhum problema, porque o vinho tem uma excelente capacidade de desenvolvimento / envelhecimento. Nesta versão de 2009 aparece muito rico no nariz. Alguns citrinos, manga e notas vegetais. Na boca é pleno. Fresco, muito fresco e com um final longo. Ao preço a que é proposto, deve ser a melhor RQP do mercado. Nota pessoal: 17.

1 comentário:

  1. É nestas coisas simples, mas que se adivinham fantásticas que tu és perito...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar