sexta-feira, 12 de março de 2010

Gratinado de Bacalhau | Vinha Grande 2008

Esta simples e deliciosa preparação de bacalhau foi feita para acompanhar o primeiro vinho branco da Casa Ferreirinha: o Vinha Grande Branco. O vinho foi lançado pela primeira vez na colheita de 2005.
Quando provei o 2005 (em Maio do ano passado, aqui) não o achei nada de extraordinário, mas atribuí em parte esse facto a eventuais más condições de guarda das garrafas antes da compra. De qualquer modo, decidi provar esta edição de 2008. Refrigerei e decantei o vinho, enquanto meti um lombo de bacalhau a escalfar e batatas a cozer. À parte confitei em azeite cebola em rodelas e pimento vermelho em tiras. Tirei a pele e as espinhas ao bacalhau e desfiz em lascas que juntei ao confitado. Envolvi tudo. Entretanto escorri as batatas, esmaguei-as com um garfo, juntei um fio de azeite e fiz um puré. Temperei com noz moscada, juntei leite e mexi até ficar fofo. Num tabuleiro deitei parte do puré, adicionei o bacalhau, a cebola e o pimento e temperei com um pouco de pimenta preta. Deitei o resto do puré por cima e levei ao forno a 200º C a gratinar. Servi com azeitonas pretas e uma salada verde.

Este Vinha Grande é feito com Malvasia Fina, Viosinho e Gouveio de vinhas plantadas a cotas altas e tem um estágio de três meses em madeira. Surge com uma cor pouco carregada, algo parco de aromas, delgado na boca e com um final curto... Pareceu-me uns bons furos abaixo do que seria de esperar deste rótulo. Não tem defeitos, mas também não tem grandes virtudes... Ao preço, há (muito) melhor. PVP: 6,99 €. Nota pessoal: 15.

1 comentário:

  1. A foto do bacalhau a transbordar deixa a imaginação gustativa a correr... à desfilada!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar