quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atum Estufado em Vinho Tinto

O atum fresco não é muito consensual. É daquelas coisas que facilmente inspira uma relação de amor/ódio, pelo seu sabor forte e peculiar. Por mim, não o preparo muitas vezes, mas de cebolada ou de tomatada à algarvia sabe sempre bem. Este que ensaiei veio na sequência de uma conversa sobre a melhor wine-pairing para o atum… Vinho tinto, jovem e com bons taninos. Nem precisa de ser muito complexo… Nem muito caro. Vale da Raposa 2007. Custa € 3,99. E atum estufado em vinho tinto? Porque não experimentar?

Deixei atum em postas para o grosso (dois centímetros) a marinar em alho, louro, pimenta e vinagre. Penso que o tempo ideal da marinada seja de oito a doze horas (deixei um dia inteiro e pareceu-me algo excessivo). Cortei uma cebola para o tacho de barro, juntei um fundo de azeite e deixei a cebola ficar transparente. Juntei o atum e selei a carne. Juntei o líquido da marinada e um pouco de vinho tinto a cobrir a carne. O vinho foi o Vale da Raposa que tinha aberto e decantado entretanto. É mais ou menos unânime que uma preparação culinária que leve vinho deverá ser feita com o vinho que a acompanhará. Em geral não sigo esta regra, como é óbvio, mas aqui, com um vinho de quatro Euros, porque não? Tapei o tacho e deixei a estufar em lume muito brando até evaporar o álcool. Deixei a apurar durante o tempo de cozedura de umas batatas. Servi. O atum estava delicioso, nada seco (como facilmente acontece quando se grelha) embora bastante marcado pelo sabor do alho da marinada. O facto de ter sido estufado em vinho tinto deu-lhe um sabor muito próprio. Foi, sem dúvida, uma bela experiência.

Quanto ao vinho… É o vinho de entrada da gama de Domingos Alves de Sousa.

Domingos Alves de Sousa que tem no Quinta da Gaivosa o seu porta-estandarte e nos Vinha de Lordelo e Abandonado dois vinhos de topo, para não falar dos seus Reserva Pessoal (o Reserva Pessoal Branco 2005 que está para sair para o mercado foi provado recentemente na Essência do Vinho e estava absolutamente fantástico) fez este Vale da Raposa com Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Um vinho proposto a um preço onde andam dos vinhos mais consumidos, como o Monte Velho ou o Esteva. Este 2007 tem fruta aos molhos, taninos presentes sem incomodar e álcool bem integrado. Não é muito complexo, mas para este prato também não era preciso. Um vinho bom e barato para beber sem pensar muito, ou melhor, para pensar que há vinhos bons nesta gama de preços. Fiquei fã…

 


1 comentário:

  1. Eu gosto de atum fresco... assim com vinho tinto nunca experimentei, mas se dizem que é a carne do mar, não há-de ficar mal.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar