quinta-feira, 29 de abril de 2010

Duorum 2008 e mais coisas, como Alheiras...

1 - Depois do meu último post sobre alheiras (este) tinha quase jurado para mim mesmo  (o que não vale nada) que jamais voltaria a tratar mal uma Alheira (se bem que a melhor forma de não tratar mal cerca de 90% das alheiras disponíveis no mercado se calhar é nem as comprar, mas isso são outras contas).

2 - Tenho para mim (sem certezas nenhumas) que se podem obter excelentes mariadagens - e se lhes chamasse maradagens? - entre comidas de Trás-os-Montes e Vinhos do Dão, comidas da Beira Interior e vinhos do Alentejo, comidas da Beira Litoral e vinhos do Douro and so on and so on... Mas também que se se maradar comidas e vinhos do terroir a coisa até pode correr bem. 

3 - Comer Alheira com pão a acompanhar não parece transmontanicamente correcto, tem que ser com grelos...

4 - José Maria Soares Franco e João Portugal Ramos estão a fazer vinho no Douro (desde 2007)!


As razões do post estão sintetizadas acima. O mote foi uma passagem por Vila Nova de Foz Côa, Vila Flôr e Mirandela numa tarde quente (até os habitantes de Freixo de Espada à Cinta se queixavam do calor). O fim, foi a recriação dessa parte de viagem em comida, mais propriamente num jantar simples.

Começando por Vila Nova de Foz Côa, onde nasceu o Duorum 2008, continuando com um belo pão de trigo de Vila Flôr saído há pouco tempo do forno de lenha e terminando numa alheira de caça de Mirandela.

Para a alheira, reservei um bom tratamento. Meti o forno a 130º C, piquei a pele à alheira e meti-a no forno num tabuleiro de alumínio. Deixei-a uns 20 minutos, cortei-a e servi. Com uns pedaços do belo pão de Vila Flôr que acabou por servir para pouco mais do que limpar os dedos (mas provei e era excelente). O vinho não é menos do que se esperaria desta segunda edição, que teve 16,5 pontos da Revista de vinhos e a seguinte nota de prova:.

" Um aroma silvestre com notas vegetais, fruto com nuance amarga muito agradável. Muito jovem na boca, taninos aguerridos, seco, fresco, limpo e revigorante, um tinto especiado com bom impacto e prova muito atraente".

Fiquei rendido às maradagens com produtos da zona e a este Duorum. Vende-se a cerca de 10 €.

3 comentários:

  1. Adoro alheira, mas é tão dificil encontrar das boas... grrr

    ResponderEliminar
  2. Agora que me tinhas convencido a arriscar atacar uma alheira com 1 x-acto (e com sucesso) mudas tudo... picas com uma faca. Que maldade lol...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ana, com as alheiras mais industriais não é crime nenhum fazer a incisão por fora (eu não uso xisacto, mas uma faca de serrilha) e fritar em óleo abundante :)

    ResponderEliminar