quarta-feira, 21 de abril de 2010

Esparguete com Pasta de Azeitonas e Alhos à Alexandre O' Neill by Saramago (after, by me)

Alfredo Saramago (Arronches, 1938 - Lisboa, 2008) foi um eminente gastrónomo e divulgador da nossa Cozinha. No seu livro "Cozinha para Homens" e na página 60 apresenta uma receita absolutamente improvável... Um esparguete da sua Autoria feito a partir de uma pasta de azeitonas e alho de Alexandre O' Neill (Lisboa, 1924 - 1986). Foi a partir desta notável receita a respirar Alentejo mas dificilmente "encaixável" numa refeição Portuguesa completa que ensaiei esta preparação... Para um jantar ligeiro.

Começando pela pasta de azeitonas e alhos de O' Neill... Com uma proporção de duas partes de azeitonas pretas descaroçadas e uma parte de alho. Deita-se tudo num almofariz, junta-se um pouco de bom azeite e esmaga-se até obter uma pasta (esmaguei qb para ficar com pedaços de azeitona visíveis). Pode-se deitar em frascos, cobrir com azeite e guardar no frigorífico (segundo Saramago, aguenta um mês) ou usar no esparguete de Alfredo Saramago...

Da receita, coze-se esparguete al dente. Eu resolvi cozer massa meada. Porque acho piada àqueles tubos (ainda por cima são muito mais difíceis de cozer que o esparguete) e porque aumentando o diametro dos tubos de massa, a superfície aumenta muito mais (geometria básica que não cabe aqui) logo aumenta (aliado ao facto da massa meada não ser maciça) a capacidade da massa de ser aromatizada. Passa-se a massa por água fria num passador para retirar a goma. Despeja-se a água de cozer a massa e deita-se um pouco de azeite no tacho. Leva-se a lume brando e deita-se a massa. Vai-se mexendo até estar quente e deita-se a pasta acima referida. Continua-se a mexer durante mais dois minutos e serve-se. 


Usei o adjectivo improvável (numa refeição Portuguesa, naturalmente) porque como prato completo não funciona e para entrada parece demasiado substancial. Como jantar ligeiro esteve muito bem.

Para acompanhar este prato, um Gravato do Eng. Luís Roboredo. Um Palhete da Mêda que vai estando cada vez melhor. Ou um Rosé de Touriga do Arq. José Perdigão. Ou outro... aceito sugestões :)

3 comentários:

  1. Acho que vou experimentar esta pasta de azeitonas, assim simples, mas a deixar-se adivinhar deliciosa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar