quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quinta da Gaivosa 2005


O Quinta da Gaivosa é um vinho de Domingos Alves de Sousa que se tem vindo a afirmar como um dos grandes clássicos do Douro pela consistência e qualidade que vai demonstrando colheita após colheita, desde 1992. Para o fazer, o Eng. Alves de Sousa conta com o apoio de Anselmo Mendes e do Tiago Alves de Sousa, seu filho e enólogo residente.




É feito com Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e outras castas provenientes de vinhas com mais de sessenta anos. Estagia seis meses em carvalho francês Allier e Nevers e 12 em garrafa antes de ser lançado para o mercado. Tem uma bela cor ruby. O nariz começa com a elegância da tosta da madeira e passa depois a boas notas de fruta vermelha. O final é longo e delicioso. Os robustos14º de álcool estão bem envolvidos no corpo do vinho. Um grande vinho do Douro... É pena que não se fale mais deste vinho, mas quando o Produtor lança vinhos como o Abandonado ou o Vinha de Lordelo da Gaivosa, para não falar dos seus Reservas Pessoais, este até quase que passa para segundo plano. 

Como disse João Paulo Martins no seu guia de vinhos 2009:

"É o tipo de vinho que não deverá beber distraído, sob pena de passar ao lado de um grande vinho"...

Disponível no mercado por cerca de € 30, é um vinho que dificilmente deixa alguém indiferente. Tem luvas de seda em punhos de titânio... Nota pessoal: 18. Grande vinho.

Acompanhei com um prato das beiras, um sarrabulho com batata e feijão verde cozidos. Delicioso...

Sem comentários:

Enviar um comentário